Colheita é direcionada para a alimentação de animais, como bovinos e caprinos – Crédito: Taiana Eberle. |
Quase cinco meses após o plantio das primeiras sementes de milho, em setembro de 2011, os agricultores de Guabiruba comemoram o resultado do desenvolvimento dos milharais e da colheita da primeira safra deste ano.
Feita por meio do processo de silagem, onde a planta é moída, conservada e fermentada para alimentação de animais, a expectativa no município é de uma safra 70% maior do que a produção de 2011. Entre os fatores que contribuíram para o aumento da colheita, em relação ao ano anterior, estão o clima, a qualidade das sementes trangênicas, a adubação feita de forma correta, e a utilização de tecnologia por meio das máquinas para plantio e colheita.
Por enquanto, a colheita dos grãos de milho, considerada como segunda safra, deve ocorrer somente entre os meses de abril ou maio.
– O milho ainda não está maduro para virar grão. Ele está no ponto de silagem, que as pessoas chamam de ponto de ‘pamonha’, de ‘curau’ – explica o engenheiro agrônomo, Juliano Piske.
** Confira a reportagem completa com outras informações sobre o processo de silagem na edição impressa do Jornal Município de quinta-feira, 9 de fevereiro.