Professor e aluna da região representam o Estado no programa Parlamento Jovem Brasileiro
Ana Larissa Pavesi, da Escola Padre João Stolte, de Botuverá, está em Brasília vivenciando de perto a experiência na Câmara dos Deputados
O professor Kelwyn Pfleger e a aluna da 2a série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Padre João Stolte, de Botuverá, Ana Larissa Pavesi, estiveram em Brasília com a estudante Maria Luisa Schuller de Abreu, da cidade de Bom Retiro, representando Santa Catarina no Parlamento Jovem Brasileiro.
O programa é realizado anualmente com o objetivo de possibilitar aos alunos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
No total, 78 alunos participam desta edição do programa, mas desde 2004, quando iniciou o Parlamento Jovem, já participaram 924 estudantes.
O professor revela ser gratificante uma aluna da região representar o estado. “Foram inscritos dois trabalhos de alunos de Botuverá: o da Ana e do Oscar José Comandolli. Ambos abordaram projetos de lei na área de educação e foram selecionados para a etapa nacional. São duas vagas por estado e em Santa Catarina foram selecionados os trabalhos da Ana e da estudante Maria Luisa Schuller de Abreu, de Bom Retiro”, contextualiza.
Ao sair da última sessão do Parlamento Jovem Brasileiro na manhã desta sexta-feira, a estudante de Botuverá classificou como incrível a experiência. “Principalmente por conhecer novas pessoas, novas culturas. Até me emocionei na hora de me despedir. Agora terei mais coragem para falar, para buscar novos conhecimentos”.
O professor, que atua em Botuverá e em Guabiruba, explica que o projeto da aluna trata da criação de um programa que fomenta a associação de adolescentes com o intuito de propiciar cursos e debates para promover a interação entre jovens.
“Um programa interessante que pode ser abraçado por algum parlamentar e, quem sabe, futuramente, virar um projeto de lei para todo o território nacional”, pontuou.