Professores da João Boos fazem mutirão para melhorias no prédio da escola
Além da pintura da fachada, equipe está renovando também o espaço interno
Além da pintura da fachada, equipe está renovando também o espaço interno
A Escola de Educação Básica João Boos, de Guabiruba, aguarda há tempos uma reforma por parte do governo do estado. Porém, o corpo docente e a equipe gestora da instituição decidiram fazer por conta própria algumas melhorias necessárias ao prédio da escola. Há cerca de 15 dias, o mutirão composto pelos funcionários se dedica à pintura e renovação do espaço.
A diretora da escola, Rosinei Cugik dos Reis, conta que o mutirão foi uma iniciativa para tornar o ambiente escolar mais bonito e agradável. “É a nossa segunda casa. Nosso objetivo foi tornar o lugar agradável para estudantes e todos nós que estamos aqui todos os dias. Afinal, o espaço é nosso, é da comunidade, queremos que seja um ambiente gostoso.”
A escola aguarda por uma reforma há anos, e a construção já é bastante antiga. Segundo Rosinei, os mutirões de funcionários da escola não são novidade, visto que sempre é preciso fazer alguma melhoria na edificação. Para os trabalhos de pintura, que começaram há cerca de duas semanas, foram utilizados recursos próprios da escola para comprar as tintas utilizadas na revitalização da fachada e da parte interna.
“Fizemos a pintura da fachada, das colunas, do muro. Estamos finalizando o chão e fizemos a pintura de meia parede também”, diz a diretora. “Chamamos profissionais para fazer uma fossa nova atrás da escola, arrumar o encanamento e a parte elétrica. Fazemos o que dá, vamos até onde nossas pernas permitem.”
O mutirão de funcionários da escola trabalha na pintura no período da tarde, momento em que não há estudantes, já que as aulas acontecem pela manhã e à noite na João Boos. Além da pintura das paredes, os professores da escola estão fazendo pinturas artísticas nos bancos e plantando flores nos canteiros, tudo para deixar a escola mais bonita e agradável para todos.
“Foi um trabalho em equipe, todos toparam ajudar e foi muito bacana a participação de todos”, avalia Rosinei. Ela acredita também que os estudantes apreciam muito as melhorias feitas pelo corpo docente: “Fiz uma fala com eles sobre preservação e cuidado. Claro que, com o tempo, vai deteriorando, mas para eles é bom também ter esse ambiente visual melhor”.
Reforma é prevista
A expectativa da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Blumenau é licitar a obra de reforma e ampliação da escola ainda neste ano, após renovação de financiamento com o BNDES para o programa Pacto por Santa Catarina.
A previsão é que, além da reforma completa de todos os blocos e também do ginásio, sejam construídas nove salas de aula novas, banheiros e refeitórios, além da melhoria das condições de acessibilidade da escola.