X
X

Buscar

Professores da rede estadual de Brusque fazem paralisação nesta quinta-feira

Eles apresentam reivindicações de melhores condições de trabalho

Professores da rede estadual de ensino de Brusque fazem uma paralisação nas atividades nesta quinta-feira, 4, para reivindicar melhorias para a categoria. Alguns profissionais se reuniram no Centro de Brusque com uma faixa e distribuindo panfletos informativos. A categoria participará de uma assembleia, em Florianópolis, durante a tarde.

Os professores foram até a esquina da rua Alexandre Athanásio Gevaerd, no Centro, e fizeram a entrega de um panfleto informativo sobre o motivo da paralisação.

Vitor Souza/O Município

De acordo com uma professora, são quatro reivindicações. A primeira delas é a descompactação da tabela salarial da categoria. Ela conta professores que possuem uma carreira mais longa, que possuem especializações, mestrado e doutorado, têm praticamente recebido o mesmo valor que os profissionais em início de carreira.

Hora-atividade

Outra reivindicação da categoria é a respeito da hora-atividade para todos os trabalhadores da educação. “A gente tem, por lei, nós temos direito a um terço de hora-atividade, principalmente nas séries iniciais, do primeiro até o quinto ano, mas isso não é cumprido”, disse a profissional.

Ainda há o pedido para realização de concursos públicos, de acordo com a professora, o número de profissionais da categoria contratados de forma efetiva é bem menor do que o número de profissionais contratados por regime em caráter temporário. “Há demanda para se fazer concurso público, mas o governo não faz, então, estamos pedindo concurso público também”.

Foi mencionada ainda a revogação da contribuição dos 14% para professores aposentados. Neste caso, os profissionais já faziam a contribuição enquanto prestavam serviços, “hoje, aposentados também pagam uma porcentagem [entre 14% e 12%], que não deveria ser cumprida, pois eles já fizeram seu papel lá atrás quando estavam ativos”.

Assembleia

Na tarde desta quinta-feira, por volta das 14h, alguns profissionais de Brusque, e de diversas regiões do estado, participarão de uma assembleia na praça Tancredo Neves, em Florianópolis, para tratar dos pontos destacados na paralisação.

Outro professor mencionou que os alunos não serão comprometidos, pois o sindicato entrará em acordo com o governo”, sendo a aula reposta em outro momento. Entretanto, após contato com a diretora de uma escola estadual, foi mencionado que alguns professores tiveram seus horários alterados e que alunos foram dispensados.

Leia também:
1. Calor perto do fim: Brusque se prepara para mudança no padrão climático; saiba mais
2. Carro é destruído por incêndio na rodovia Pedro Merizio, em Botuverá
3. Homem morre após sofrer choque elétrico enquanto trabalhava em Jaraguá do Sul
4. Após aumento de casos de dengue, número de atendimentos dobra nos hospitais de Brusque
5. Voz e Elas: grupo brusquense cria projeto para ajudar mulheres no combate à violência


Assista agora mesmo!

Agressão de mulheres e abuso sexual de crianças: policial civil relata casos difíceis do dia a dia: