Dez professores da rede pública municipal de ensino de Brusque participaram na última sexta-feira, 17, da I Oficina de Introdução à Robótica Educativa.
O evento foi realizado no Centro Municipal de Inclusão Digital, o CMID, e teve a orientação de profissionais do Instituto Federação Catarinense (IFC), campus São José. Estiveram presentes o professor Ederson Torresini, mestre em computação e professor do IFC, e a aluna do curso de Engenharia de Telecomunicações, Letícia Coelho.
Conforme explica Rogério Santos Pedroso, professor que coordena o processo de inclusão digital nas escolas de Brusque, a Secretaria da Educação vem tentando oferecer estratégia de inovação da prática pedagógica nas escolas e, para isso, é fundamental a formação dos professores.
“Por isso montou-se toda uma infraestrutura de material didático. Neste primeiro momento convidamos o IFC como parceiro. Através do Ederson e da Letícia foram compartilhados conhecimentos na área de robótica com um grupo de professores convidados de dez escolas diferentes. Foi muito interessante porque eles puderam conhecer os princípios e, principalmente, os recursos de hardware e software para trabalhar robótica como forma de interação dentro da escola pública”, explica.
Segundo a secretária da Educação, Eliani Busnardo Buemo, a pasta tem trabalhado na formação em colaboração.
“Além de parcerias, como essa com o IFC, fizemos um investimento significativo em arduíno. Com esse sistema mais apropriado, tenho certeza que teremos grandes resultados. A tecnologia é uma realidade e não há o que se questionar. A base curricular traz essa intenção e estamos atentos a todas essas demandas e trabalhando fortemente para a execução dos projetos”.