Professores de escola no Souza Cruz estimulam a cooperação entre alunos, pais e professores
Educandário utiliza pedagogia cooperativa no ensino dos estudantes
A Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner trabalha a cooperação entre os alunos, professores e a comunidade graças a parceria estabelecida com a Unimed. O programa Cooperjovem tem o objetivo de trabalhar as ações em cooperatividade.
A Unimed Brusque é a primeira do estado, no Sistema Unimed, a desenvolver o programa, realizado em parceria com a unidade estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Secretaria de Educação e com a escola.
A escolha do educandário aconteceu por meio de indicação da Secretaria de Educação, já que a unidade de ensino do bairro Souza Cruz já havia trabalhado ações de cooperação em outras oportunidades. Além disso, “o programa não tem uma data pra terminar, uma vez que a escola entrou ela vai até o final”, enfatiza a educadora social Adriana Vanelli.
A escola é a primeira a receber o projeto na cidade. Durante a primeira etapa do programa, no ano passado, os professores passaram por uma capacitação para entender melhor a ideia. Além disso, o educandário teve que pesquisar e identificar os problemas da unidade escolar e, com isso, desenvolver o Projeto Educacional Cooperativo (PEC).
“A gente está bem satisfeito. Amigos de outras escolas ouvem falar do nosso projeto e ficam muito interessados. Eu acredito que, sendo pioneiros, a gente levará para outras escolas e contaminará todos”, explica a professora Antonia Claudineia Alves Pinheiro.
Com o projeto, os alunos da escola estão aprendendo por meio da pedagogia da cooperação. “É cooperando que o aluno aprende. Muitas vezes o professor faz uma explicação e ele não entendeu muito bem, mas o colega do lado consegue fazer essa mediação e ele acaba entendendo”, enfatiza a coordenadora Viviana Pavesi.
De acordo com a diretora Mara Cristina Huppes, o programa é realizado a longo prazo e é preciso dar um passo de cada vez. “Ano passado teve formação, esse ano é a prática. Até eles (crianças) entenderem também que vai demorar um pouquinho, então a gente acredita que todo movimento feito esse ano vai dar retorno no próximo ano”, revela.
Para a coordenadora, já é possível ver avanços dentro e fora da sala de aula. “Estamos engatinhando ainda, mas já observamos uma mudança muito grande de comportamento, de mentalidade, de entender todo esse processo de educação.”
Segundo Mara, o programa ensina que o importante não é ganhar. “Todas as atividades que fazemos, como as gincanas, são voltadas mesmo pra equipe, todos ganham, não é um só que ganha”, pontua a diretora.
“Nesse um ano e meio, vimos o quanto já houve de avanço, o quanto a equipe de colaboradores está pensando de forma mais cooperativa, integrada, para desenvolver de fato um trabalho melhor para toda a comunidade”, comenta a coordenadora da área de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns.
100% engajados
No decorrer do ano, a escola trabalha vários projetos dentro do Cooperjovem, e um deles é a 1º Copa de Futebol Cooperativo, lançada durante a festa junina que aconteceu na sexta-feira, 22. Os times serão mesclados na hora da divisão para que tanto os alunos da educação infantil ao 9º ano quanto os pais possam participar. A Copa acontece no dia 1º de julho.
Com a união dos eventos, os alunos tiveram que confeccionar as bandeiras de cada país para exporem na escola. “Aquele que era muito baixinho pra ficar na mesa ficou no colo do maior, um escrevia e o outro desenhava, e os pequenos, que não sabiam escrever, os maiores ajudavam. Foi uma coisa bem natural”, explica Viviana.
“Esse projeto prevê várias ações, entre elas a Copa Cooperativa, que está sendo realizada em diversas escolas do estado que participam do programa”, afirma Camile.
Outras atividades que também são realizadas pelo projeto são o Sarau literário na praça, o Cooperando com as Abelhas: Pequenos Insetos Grandes Sociedades; e a ação ambiental Terra Cicle.