Professores lançam livro com socialização de práticas da educação infantil ao ensino superior em Brusque

Evento ocorreu na livraria Graf, com a presença de autoridades e convidados

Professores lançam livro com socialização de práticas da educação infantil ao ensino superior em Brusque

Evento ocorreu na livraria Graf, com a presença de autoridades e convidados

O Grupo de Professores de Língua Portuguesa (GPLP) realizou na noite desta quinta-feira, 16, o lançamento do livro “Baú de Práticas II: Há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras”, no Centro de Brusque.

O evento de lançamento foi realizado na livraria Graf, e teve início às 18h30. O livro reúne a socialização de práticas de 24 professores, da educação infantil ao ensino superior, e está disponível na livraria Graf.

O GPLP é composto por professores de Brusque, Guabiruba, Gaspar, Blumenau, São João Batista, Canelinha, Tijucas e Nova Trento.

Divulgação

A mestre em educação pela Furb, Gracielle Boing Lyra, que faz parte do grupo desde 2007, informa que o livro será lançado em todas as cidades que o GPLP possui participantes.

Ela conta que além dos professores, familiares e convidados, estiveram presentes no lançamento o membro do Conselho Municipal de Educação e diretor do Colégio Unifebe, Claudemir Aparecido Lopes, o presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque (ALB), Marcos Eugênio Welter e a vice-presidente da ALB, Seccional de Nova Trento, Maria do Carmos Tridapalli Facchini.

Autoras de Brusque, da esquerda para a direita: Suy Mey Schumacher Moresco, Marilene Carrano Barros Melara, Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Gracielle Boing Lyra, Ana Carolina da Conceição Foto: Divulgação

Sobre o livro

A obra reúne 18 textos de 24 professores de diferentes segmentos que relatam seus projetos de letramento, tendo como amparo teórico os Novos Estudos do Letramento.

A primeira parte do livro relata a história dos 20 anos do GPLP, que atualmente possui o foco nas linguagens e não apenas em uma disciplina. A segunda parte apresenta a fundamentação teórica sobre os letramentos.

Os projetos foram desenvolvidos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, no cotidiano familiar e na formação de professores. Os temas são diferentes, pois consideram a comunidade local.

Na obra, podem ser encontrados relatos que focam especialmente a literatura seja junto a bebês ou outras crianças da educação infantil ou do ensino fundamental. A música é tema de um dos relatos, e a relação entre literatura e demais gêneros multimodais também é apresentada na obra.

No livro, há relatos sobre a organização de revista e de jornal com reportagem turística bem como a estreia de alunos como autores em um livro. As cartas na pandemia também são foco de dois relatos, e a educação inclusiva sob a ótica dos letramentos é um outro tema.

A obra foi organizada pela professora doutora Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, e termina com um relato sobre formação de professores em um movimento dialógico.

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