Professores participam de capacitação do projeto Caminhos da História
Entre os locais visitados estão a Fábrica de Tecidos Renaux e a Villa Ida
Os professores das turmas de 4º ano da Rede Municipal de Ensino de Brusque participaram nesta quinta-feira, 2, da segunda etapa da capacitação do projeto Caminhos da História.
Durante a manhã os professores participaram de uma explanação na Casa de Brusque com a historiadora Luciana Paza, que falou sobre como surgiu a Sociedade Amigos de Brusque, sobre o acervo do local e os trabalhos realizados pela entidade.
Nesta segunda etapa do projeto é trabalhado sobre a imigração e colonização de Brusque, tema que foi abordado pelo historiador Edu Gevaerd. O objetivo da capacitação é ampliar o conhecimento dos professores para que possam trabalhar os temas com os estudantes. “Alguns profissionais não são da cidade e a capacitação os ajuda a conhecer mais sobre a história do município”, explica Gevaerd.
A professora Amabia Braga Steindorf, da Escola de Educação Básica João Hassmann, é natural da cidade de Manoel Ribas, no Paraná, e afirma que o projeto contribui para melhorar o conteúdo passado aos alunos. “As capacitações nos ajudam a conhecer mais sobre a história e poder passar isso às crianças”.
No período da tarde os professores realizaram uma saída a campo e fizeram visitas a locais históricos, como a Fábrica de Tecidos Renaux e a Villa Ida. Lá puderam conhecer e vivenciar um pouco mais sobre a história brusquense. “Quando a pessoa pode ver sobre o que está estudando é diferente, desperta um outro interesse, aproxima-se do assunto”, ressalta Gevaerd.
Além destes locais, os participantes passaram ainda pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Igreja Matriz São Luis Gonzaga, Clube Bandeirante e Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque.
Mais de 800 estudantes participam do projeto
O projeto Caminhos da História é desenvolvido em todas as turmas de 4º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino, além do Sesc, parceiro da ação. Ao todo são 813 alunos participantes.
Ao longo do ano letivo as crianças aprendem sobre a história do município. Por meio do projeto, que é dividido em três etapas, cada turma de alunos, acompanhados dos professores, realiza três visitas ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e uma visita à Casa de Brusque.
Na primeira etapa são desenvolvidas atividades com foco nas Ciências Naturais, a segunda em História e a terceira em Arte e Religiosidade. O historiador Edu Gevaerd ressalta que todas as visitas são guiadas e iniciam com palestra. “Não são apenas passeios. Após a visita há atividades que são desenvolvidas pelos alunos”.
A historiadora Luciana Paza ressalta que nesta idade muitas crianças ainda não conhecem um museu. “O projeto proporciona aos estudantes a educação museal, eles podem conhecer o lugar onde vivem e aprender a preservar a história e o patrimônio”.
A pedagoga Aline Fantini, da Escola de Ensino Fundamental Augusta Knorring, conta que os estudantes gostam muito de ir aos museus. “Eles ficam muito empolgados. Muitos são de fora e mesmo os que são daqui muitas vezes não conhecem estes locais. Oferecer isso é muito rico, eles poderem vivenciar o que aprendem é muito significativo”.