Profissionais do Hospital Azambuja realizam curso de Suporte Básico de Vida com certificação internacional

Treinamento faz parte do Programa de Educação Continuada da instituição

Profissionais do Hospital Azambuja realizam curso de Suporte Básico de Vida com certificação internacional

Treinamento faz parte do Programa de Educação Continuada da instituição

O Hospital Azambuja, que é referência em atendimento de emergências na região de Brusque, realizou no último final de semana, dias 19 e 20 de setembro, o curso de Suporte Básico de Vida (BLS). Ação marcou o início do Programa de Educação Continuada em parceria com o Méritto Centro Educacional e a RF Saúde.

O BLS é um conjunto de técnicas fundamental para reconhecer uma parada cardiorrespiratória, pré ou pós parada, para o salvamento de pacientes com risco iminente de morte, situação comum dentro dos hospitais no mundo inteiro.

O treinamento foi voltado aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Pronto Socorro (PS) e Ambulatório do Azambuja.

Cerca de 30 profissionais participaram do curso, ministrado pela equipe do Centro AHA SC, credenciado pela American Heart Association (AHA), que conta com certificação internacional em excelência em atendimentos emergenciais.

Hospital Azambuja/Divulgação

De acordo com o gerente médico e coordenador do PS, Dr. Rafael Bernardi Franceschetto, o curso foi bastante proveitoso, com um alto índice de aprovação.

“Sabemos que o Hospital Azambuja é referência no município e temos a política de fomentar e instaurar a educação continuada, a fim de estarmos em constante evolução com a equipe. Seguindo os critérios da AHA, estaremos desempenhando nosso atendimento dentro de um padrão mundial. É o primeiro de vários cursos que virão nesse novo Programa de Educação Continuada do Azambuja. Só tenho a agradecer a todos aqueles que acreditaram no projeto, participaram, e viram que o resultado foi excelente. Vamos seguir sempre evoluindo”, ressalta.

A enfermeira coordenadora do Pronto Socorro e Ambulatório, Francine Dayane Gehlen Ribeiro, foi uma das participantes, e comenta a importância do treinamento realizado.

“É uma oportunidade para que os profissionais da saúde possam dominar o assunto e adquirir maior segurança na abordagem à vítima. O curso nos trouxe o intuito de reduzir a morte, a incapacitação por doenças cardiovasculares e um aprimoramento para que ofereçamos um atendimento de qualidade e maior segurança aos pacientes”, analisa.

Hospital Azambuja/Divulgação

A técnica de enfermagem Maiara Garcia da Silva Mafra também avalia de forma positiva o curso e já aguarda pelo próximo treinamento.

“Estou sempre disposta a aprender mais, pois acredito que todo conhecimento é válido em nossa área. Foi maravilhoso participar deste treinamento com a AHA, pois além de aprender muito, foi o momento de verificar cada processo, corrigir e aplicar da forma correta”, comenta.

Para o médico do Pronto Socorro, Dr. Welenton Ausebel Teixeira Heringer, participante do curso, a educação continuada tem uma importância incrível, sendo fundamental aos profissionais, a fim de que não permaneçam à mercê de aprendizados arcaicos.

Hospital Azambuja/Divulgação

“O objetivo principal é reforçar o que já se sabe, com abrangência a novas experiências, nova didática, novo método de visão sobre a realidade atual. Tivemos a oportunidade de participar deste curso através desta parceria firmada entre hospital e as demais instituições, que visam sempre o melhor para o conjunto de profissionais e os serviços de atendimento prestados à população. Sinto muito orgulho em fazer parte desta família chamada Azambuja”, frisa.

O gestor do Centro Educacional Méritto, Ismar José Legal, complementa demonstrando a satisfação da instituição em promover o treinamento aos profissionais, o que gera crescimento e conhecimento a uma área tão necessária, que é o atendimento à saúde.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo