Programa acompanha eficiência do serviço prestado pela Prefeitura de Brusque; saiba como funciona

Paesp foi implantado em 2018 e continua sendo utilizado pela nova gestão

Programa acompanha eficiência do serviço prestado pela Prefeitura de Brusque; saiba como funciona

Paesp foi implantado em 2018 e continua sendo utilizado pela nova gestão

Instituído em 2018, na gestão de Jonas Paegle, a atual administração de Brusque também implantou o Programa de Acompanhamento da Eficiência do Serviço Público (Paesp).

O programa tem como objetivo acompanhar o trabalho desenvolvido por todas as secretarias.  Além disso, o Paesp visa identificar oportunidades de melhorias de eficiência nos serviços prestados pela prefeitura.

O secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina, destaca que cada pasta tem suas metas, que devem ser cumpridas dentro do que foi planejado pela administração.

Na Secretaria de Saúde, por exemplo, uma das metas é não faltar medicamentos. Molina explica que um servidor que atua na Gestão Estratégica faz visitas às unidades de saúde, sem agendamento, para fazer uma checagem. “Ele observa se todos os remédios que o município fornece estão disponíveis naquela unidade, controlando a logística para que não falte nenhum e se cumpra a meta”.

Na Secretaria de Obras, uma das metas estabelecidas é o cumprimento dos cronogramas de execução das obras. “O mesmo servidor vai até o local da obra e verifica se está dentro da normalidade, tira fotos, coleta dados, faz a mensuração e acompanha. Fazemos isso para atingir a máxima eficiência em todos os setores”.

As metas das secretarias geram indicadores que são colocados em planilhas e acompanhados pela gestão. “As metas que não foram atingidas, chamamos os responsáveis para fazer as correções de rumo. Não adianta só ter os indicadores, é preciso colocar as ações em prática. Desde 2018, o programa tem trazido excelentes resultados”.

Molina também ressalta que o programa visa propor melhorias na prestação dos serviços públicos e contribuir para a definição de diretrizes para a adequada prestação de serviços ao usuário, racionalização de recursos, boas práticas de gestão e demais ações que possam contribuir com o aperfeiçoamento.

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