Programa Amamenta Brusque busca por doadoras; saiba como ajudar

Projeto existe desde 2014

Programa Amamenta Brusque busca por doadoras; saiba como ajudar

Projeto existe desde 2014

A Secretaria de Saúde de Brusque pede o apoio das mamães para seguir com o programa Amamenta Brusque, que existe desde 2014, realizando coletas de leite materno, orientações e cuidados com mamães e bebês. O leite doado, serve de alimento para os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Azambuja e região.

A coordenadora, enfermeira Sheila Neves, explica que o leite materno é o melhor alimento para os bebês. Isto porque contém nutrientes e anticorpos essenciais para o seu desenvolvimento, além de proteger de alergias e doenças durante a infância e na idade adulta.

“É importante a alimentação exclusiva com leite humano até os seis meses, ainda mais no caso dos recém-nascidos prematuros, internados em Unidades de Cuidados Intensivos que, por sua própria condição, não conseguem sugar direto do seio de suas mães”.

Sheila salienta que o objetivo é estimular as mulheres em fase de amamentação a fazerem doações de leite humano, durante todo o ano, mas durante feriados prolongados e férias, o volume de leite materno coletado diminui. “Muitas vezes por conta das viagens que as doadoras realizam neste período de férias temos uma baixa, por isso todo o início de ano reforçamos a importância das doações”.

Como doar

As mamães que têm excedente de leite materno, e queiram doar devem entrar em contato com o programa Amamenta, no Whatsapp (47) 9 96981221 ou com a secretaria no telefone (47) 3255-6840. Outra opção é através do contato direto na sala do Amamenta Brusque no prédio da Policlínica, sem agendamento. A equipe fará uma breve entrevista e as orientações para a doação.

Em 2022, foram coletados mais de mil litros de leite humano. Devido ao convênio do programa com o Banco de Leite de Blumenau, foi possível suprir a necessidade de leite pasteurizado da UTI neonatal do Hospital Azambuja e as demais UTIs da região.

Leia também:

1. Família que levava vida de luxo é presa após operação da PF em Balneário Camboriú
2. Telhado desaba, idoso cai em cima da companheira e Arcanjo leva ambos ao hospital em Indaial
3. Carros são recolhidos ao pátio e bares vistoriados pela PM de Brusque em operação Portas Fechadas
4. Líder de facção criminosa é preso por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Joinville
5. Brusque registra mais de 26 mil multas de trânsito em 2022

– Assista agora:
Igreja do Santa Luzia, em Brusque, guarda raro fragmento de osso da padroeira

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo