Programa Brusque Bem-Me-Quer terá casamento coletivo e ações para crianças e idosos
Prefeitura amplia projeto de assistência social, antes chamado de Brusque Carinhoso
A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, anunciou nova roupagem e ampliação do projeto Brusque Carinhoso. Agora com o nome de Programa Brusque Bem-Me-Quer, contando com cinco diferentes frentes de atuação, o projeto realizará casamentos coletivo e campanha de agasalho, além de ações visando o bem-estar de crianças, idosos e grupos de mães.
Apesar da mudança do nome, o orçamento voltado para o projeto foi mantido, mas abrange mais esferas da sociedade. Praticamente todo o programa conta, também, com a parceria com entidades e associações que já realizam trabalho para os públicos atingidos pelo Brusque Bem-Me Quer.
Veja também:
Crise hídrica: por que Brusque tem dificuldade na distribuição de água
Tribunal de Justiça manda soltar Everson Clemente, dono da Múltiplos
Casamento coletivo
Com o nome de Brusque Bem-Me-Quer Juntos para Sempre – Projeto Véu da Noiva, o casamento coletivo do programa será alusivo ao aniversário de Brusque. Por meio de um processo de inscrição e avaliação socioeconômica, serão escolhidos 159 casais, exatamente a idade da fundação de Brusque.
O objetivo é atender casais de baixa renda que sonham com a união matrimonial. “A cerimônia está projetada para o dia 4 de agosto, e pretendemos realizar ou na Arena Brusque ou no pavilhão da Fenarreco”, explica o secretário de Assistência Social, Deivis Silva. Foi realizada uma parceria com cartório de registro civil, e a documentação será completa e gratuita.
Campanha do agasalho
O projeto Brusque Bem-Me-Quer Aquecida – Calor e Cidadania é uma campanha de arrecadação de cobertores, edredons, roupas e agasalhos. O material doado será distribuido para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de moradores de rua.
Conforme explica Silva, houve uma mudança no protocolo em comparação com os últimos anos. “Sempre foi um dos grandes objetivos do prefeito Jonas Paegle a campanha de agasalho. Em 2017 e 2018 fizemos em parceria com entidades, mas dessa vez a prefeitura toma a frente nas ações”.
Atendimento aos idosos
Os idosos também serão assistidos pelo programa, com o Bem-Me-Quer na Melhor Idade. Com o intuito de beneficiar dezenas de grupos de idosos no município, o eixo doará um micro-ônibus, com 24 lugares, para a realização de passeios.
Segundo Deivis, Brusque conta com 30 grupos coordenados pela Assistência Social, totalizando cerca de 4 mil idosos. “São pessoas que contribuiram a vida toda e ajudaram no crescimento e desenvolvimento da cidade, e hoje recebem a retribuição por parte da prefeitura”.
Atendimento às mães
O Brusque Bem-Me-Quer Coração de Mãe visa manter atenção especial aos grupos de mães. Além de contribuir com café, doces e salgados para os encontros de mães, a Secretaria de Assistência Social doará também materiais de patchwork para a confecção de artesanatos.
Veja também:
Brusquense desfila há mais de 20 anos no carnaval de Florianópolis
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
PRF diz que telefones do posto de Blumenau não têm identificadores de chamadas
Os artesanatos, conforme explica o secretário, são vendidos para as mães, e o lucro é revertido em aplicação nas áreas sociais da comunidade. “Elas usam o dinheiro para ajudar a igreja em alguma benfeitoria, ou em um evento comunitário. Serão investidos R$ 15 mil nestes materiais”.
Arrecadação de brinquedos
Com apoio das informações dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Brusque, a Secretaria irá mapear famílias, crianças e jovens para a doação de brinquedos. O projeto Brusque Bem-Me-Quer uma Criança Feliz terá este intuito, recebendo materiais novos e usados.
Segundo o secretário, as doações serão acolhidas a partir de novembro e o repasse será realizado em dezembro.