Programa da Prefeitura de Botuverá permite consultas on-line com profissionais de saúde
Alô Saúde está ativo para os moradores de Botuverá desde 1º de agosto
Alô Saúde está ativo para os moradores de Botuverá desde 1º de agosto
Um novo recurso para população de Botuverá foi lançado no dia 1º de agosto, o programa Alô Saúde. Com o objetivo de ordenar o fluxo e orientar os moradores, o programa está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. A utilização do Alô Saúde Botuverá pode ser feita pelo aplicativo “saúde24h” ou pelo telefone 0800 888 9886. O aplicativo está disponível para Android e IOS.
Através do aplicativo para celular, os moradores de Botuverá podem tirar dúvidas sobre a saúde, consultar tópicos como aleitamento materno, curativos, quando chamar o bombeiro ou Samu e sobre a ingestão de medicamentos. Além das informações sobre saúde, os botuveraenses também podem acionar o médico para uma consulta on-line.
O paciente terá contato com o profissional de saúde, técnico de enfermagem e médico. A triagem ajudará a identificar a necessidade do paciente. Depois do atendimento, se necessário, o paciente pode ser encaminhado ao hospital mais próximo, Unidade de Saúde, ao Samu, ou liberado com o encerramento da consulta.
A secretária de Saúde de Botuverá, Marcia Adriana Cansian ressalta que o aplicativo não substitui as consultas presenciais nas unidades de saúde, mas que busca orientar a população antes de sair de casa para procurar o atendimento médico.
Para utilizar o aplicativo, o cidadão precisa estar com o cadastro atualizado na rede municipal de Saúde. Segundo a secretária, algumas pessoas tentaram usar o aplicativo, mas não estavam com os dados em dia. Por esse motivo, a secretaria alerta para que as pessoas atualizem as informações pessoais como endereço, telefone e CPF.
“Há casos de famílias que estão com o mesmo número de telefone cadastrado para todos os integrantes e por esse motivo eles não vão conseguir acessar o aplicativo”, comenta. A atualização pode ser feita pelo telefone 0800 888 9886 ou ainda nos postos de saúde.
Outro benefício do aplicativo é que um médico poderá solicitar o auxílio de um especialista. Marcia explica que se o paciente passará pelo clínico geral e se ele identificar algo na área da cardiologia, poderá acionar o especialista através do aplicativo. Com isso, além de facilitar o atendimento, o paciente não precisará ir atrás do médico.
A secretária ainda não consegue fazer uma avaliação do uso do aplicativo por ser muito recente a implantação. No entanto, ela espera que a ferramenta seja amplamente utilizada pela população. “Temos uma demanda grande na rede municipal e esperamos que o aplicativo de um acesso melhor no ordenamento do fluxo, mostrando ao usuário o melhor horário para ir ao posto de saúde fazer vacina, renovar receita ou buscar medicamentos, por exemplo”, salienta.
Ela ainda cita que Botuverá tem muitos caminhoneiros que dificilmente estão em casa no mesmo horário de abertura dos postos de saúde e que o aplicativo poderá ajudá-los quando estiverem com dúvida ou precisarem de uma consulta online.
“Queremos que a população utilize o serviço para ter uma boa resposta e saber se realmente funciona para dar tranquilidade aos usuários. Após o atendimento pelo aplicativo a equipe também entra em contato para saber se a pessoa melhorou e nos casos em que a ambulância é acionada, eles ligam para ver e a viatura já chegou”.
O programa já funciona em outras cidades de Santa Catarina, como Florianópolis e Pomerode, segundo a secretária.
Assista ao trailer do especial Sotaques de Brusque e conheça pessoas que escolheram a cidade para ser o seu lar: