Programa de castração de cães e gatos atende 40 animais por mês em Brusque

Além das castrações, projeto também recebe denúncias de vítimas de maus-tratos

Programa de castração de cães e gatos atende 40 animais por mês em Brusque

Além das castrações, projeto também recebe denúncias de vítimas de maus-tratos

O projeto Bem-Estar Animal está em funcionamento em Brusque há alguns meses e tem o objetivo de realizar castração, chipagem e aplicação de vacinas nos cães e gatos. Desde o início do programa a média mensal de castrações é de 40 animais, entre machos e fêmeas.

O projeto prioriza o atendimento para animais de Organizações não Governamentais (ONGs) e de pessoas cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos, além dos animais de pessoas em situação de rua.

Ao todo já foram castrados 415 animais, sendo as fêmeas a maioria, totalizando 90% das cirurgias. Apenas em novembro deste ano foram encaminhados 120 animais para a castração.

Em uma das denúncias, projeto encontrou cachorro desnutrido e muito magro | Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

Animais de rua

Os locais cadastrados no projeto são o Hospital Veterinário SOS Animais, Clínica Veterinária Cães e Gatos e a Clínica Veterinária Vita Vet.

A avaliação do projeto é positiva para Moacir Giraldi, chefe do programa. A ação deve completar um ano em breve. “A expectativa é sim de diminuir o número de animais abandonados nas ruas de Brusque na medida em que as castrações avancem a cada ano. Só dessa forma conseguiremos diminuir a população de animais de rua”, salienta Moacir.

Vítimas de maus-tratos

Além da castração, o projeto também atende a demanda de verificação de maus-tratos. As denúncias podem ser realizadas através do número 156 na Ouvidoria do município.

Denúncias podem ser feitas através da Ouvidoria pelo número 156 | Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

“Vale ressaltar que as denúncias podem ser feitas anonimamente, ponto muito importante pois as pessoas geralmente têm medo de denunciar maus-tratos”.

Os principais atendimentos das vítimas de maus-tratos são cachorros amarrados em correntes, em espaço pequenos, magros e debilitados.

“Até o momento, a principal dificuldade está na verificação de maus-tratos, pois as pessoas geralmente não veem com bons olhos a verificação de denúncias. Mas no decorrer da averiguação os problemas vão se amenizando com conversa”, explica o responsável pelo programa.

Por fim, Moacir comenta que as denúncias são importantes e que a sobrevivência de muitos animais depende disso.

Colaborou Luiz Antonello

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo