Programa de Defesa Civil chega às escolas da rede municipal

Trezentas crianças de seis unidades devem ser treinadas até o fim de 2012

Programa de Defesa Civil chega às escolas da rede municipal

Trezentas crianças de seis unidades devem ser treinadas até o fim de 2012

Na tarde de sexta-feira, 31 de agosto a Defesa Civil, o Grupo de Trabalho Ambiental Municipal de Brusque (Gtam) e a Secretaria de Educação de Brusque lançaram o programa ‘Defesa Civil na Escola’. Segundo a bióloga que coordena as ações do Gtam, Kelle Henschel, o programa contempla ações educativas em seis escolas da rede municipal. 

Segundo a coordenadora do Gtam, cerca de 300 crianças em seis escolas da rede municipal de ensino devem ser treinadas semanalmente, a partir de 14 de setembro. Turmas de  6ª e 7ª série e 7º ano, devem trabalhar as medidas de defesa civil. 

– Escolhemos crianças desta idade porque nesta faixa etária eles têm um entendimento melhor e ainda permanecerão na escola por três anos. Então, vão ajudar a multiplicar. 

Kelle explica que na prática, serão desenvolvidas ações para conscientização do ambiente de risco que ocupamos: o Vale do Itajaí. O programa Defesa Civil na Escola deve ensinar com palestras, atividades práticas e saídas de campo. 

– Os alunos vão fazer plano de prevenção de desastres, treinamento de ação em incêndios e também ‘ensaios’ de como agir nestas situações. 

A secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer detalha que cada escola vai montar seu próprio gruo de prevenção a desastres. 

– É um tema bastante vivenciado por nós, vamos buscar a reflexão das nossas crianças, é uma mudança de postura, de atitude, é uma parceria fundamental dentro da formação integral.

O diretor da Defesa Civil, Evandro de Melo do Amaral destaca que a parceria com as escolas surge como oportunidade de trabalhar nos bairros. 

– Vamos fazer esse trabalho de conscientização, sobre cidadania, segurança, meio ambiente, Defesa Civil.  É uma ótima oportunidade para as crianças terem noção de risco e poder chegar aos locais onde moram e identificar e também vamos capacitar os professores.

Mês Despertar Ambiental

Além do Programa Defesa Civil na Escola, foi destacado o calendário especial do mês de setembro, como Mês Despertar  Ambiental.  Confira a programação:

2/9 – II Descida do Rio Itajaí-Mirim
3/9 – Reunião com Associação de Moradores do Maluche
6/9 – Visita ao aterro da Recicle
10/9 – Palestra “A Reciclagem e os Adolescentes”
10 a 12/9 – II Congresso de inovação, tecnologia e sustentabilidade
11/9 – Plantio de 35 Frutíferas na Praça Sesquicentenário
18/9 – Diagnóstico sociambiental do Bairro Thomaz Coelho (saída de campo – no Ribeirão do Cedro)
20/9 – Assembleia do Comitê do Itajaí – SDR Blumenau (apresentação dos trabalhos ambientais do município de Brusque)
22/9 – Construção da Placa Solar de Pet para Casa Sustentável 
12, 20 e 26/9 – Palestra do GTAM na EEB Carlos Mafezzoli – Guabiruba
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio