X
X

Buscar

Programa de Empreendedorismo Individual incentiva abertura de novos negócios e regularização de atividades ainda informais

Segundo dados do setor de Tributação da prefeitura de Brusque, 464 pessoas já aderiram ao projeto nacional no município

Até os 21 anos, Larissa Hodecker trabalhava como funcionária em uma fábrica, na área de desenvolvimento de produtos. Foi então que em outubro de 2010 ela decidiu dar uma guinada na vida profissional e abrir seu próprio negócio. 
Assim, em dezembro daquele ano, nasceu sua loja de roupas femininas, em uma sala alugada na rua Rodrigues Alves, Centro da cidade. A empreitada foi possível por causa de um grande incentivo, que desde dezembro de 2008 tem ajudado os brasileiros: o Micro Empreendedorismo Individual. 
Criado pela Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, o programa nacional dispõe de vários benefícios e tem como objetivo incentivar a abertura de pequenos negócios e legalizar aqueles já trabalham por conta própria.
– Até tinha pensado em abrir uma micro empresa, mas com o Empreendedor Individual tem muita ajuda e incentivo, é bem mais viável, prático e barato. Pra mim vale bastante à pena, é um projeto bem interessante – comenta Larissa, hoje com 23 anos.

A lojista faz parte de um grupo de 464 cidadãos brusquenses, segundo dados do setor de Tributação da prefeitura, que estão cadastrados como micro empreendedores individuais, divididos entre 123 áreas de atuação, desde que a lei entrou em vigor. A área em que há mais cadastros é a de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 43 cadastros, seguida pelo setor de obras de alvenaria, com 26 cadastros.

**Confira a matéria completa sobre o Empreendedorismo Individual, com os direitos, benefícios e obrigações de quem participa do programa, na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta terça-feira, 1º de maio.