Programa de endemias realiza ação para combater carrapatos no bairro Limeira
Após denúncia de morador, ficou constatado grande incidência do aracnídeo na localidade
Após denúncia de morador, ficou constatado grande incidência do aracnídeo na localidade
No sábado, 9, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Brusque promove uma ação de orientação, coleta e eliminação de carrapatos no bairro Limeira. Além do veterinário, agentes de endemias e comunitários da Unidade Básica de Saúde vão auxiliar nos trabalhos.
O foco será em duas ruas e um condomínio, já que após averiguar uma denúncia, constatou-se um número acima da média de carrapatos na região. Como o bairro possui uma quantidade elevada de residências, terrenos baldios e também, muitos animais principalmente gatos e cachorros, optou-se em fazer a ação na localidade.
Em uma análise prévia, a espécie com maior incidência não é a do carrapato estrela, que transmite a febre maculosa e a doença de lyme. Porém, por prevenção, amostras dos aracnídeos serão coletadas e enviadas ao Laboratório Central da Vigilância Sanitária (LACEN) em Florianópolis, para a confirmação.
Cuidado com o seu animal e sua casa
Com as altas temperaturas, os tutores de animais domésticos devem ficar atentos aos riscos trazidos pelos carrapatos. A fêmea necessita de calor para se reproduzir e pode depositar de 200 a 300 ovos por dia. Os cães e gatos picados por carrapatos infectados desenvolvem doenças que podem até matar.
A infestação visível em seu animal de estimação é apenas 5%, os outros 95% está no ambiente, porque o carrapato sobe no animal apenas para se alimentar e reproduzir. O meio ambiente, incluindo as residências, é o local onde são depositados os ovos. Por isso, a orientação é cuidar e tratar de seu cachorro ou gato e, principal, manter sua casa limpa e arejada.