Programa de endemias realiza ação para combater carrapatos no bairro Limeira
Após denúncia de morador, ficou constatado grande incidência do aracnídeo na localidade
No sábado, 9, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Brusque promove uma ação de orientação, coleta e eliminação de carrapatos no bairro Limeira. Além do veterinário, agentes de endemias e comunitários da Unidade Básica de Saúde vão auxiliar nos trabalhos.
O foco será em duas ruas e um condomínio, já que após averiguar uma denúncia, constatou-se um número acima da média de carrapatos na região. Como o bairro possui uma quantidade elevada de residências, terrenos baldios e também, muitos animais principalmente gatos e cachorros, optou-se em fazer a ação na localidade.
Em uma análise prévia, a espécie com maior incidência não é a do carrapato estrela, que transmite a febre maculosa e a doença de lyme. Porém, por prevenção, amostras dos aracnídeos serão coletadas e enviadas ao Laboratório Central da Vigilância Sanitária (LACEN) em Florianópolis, para a confirmação.
Cuidado com o seu animal e sua casa
Com as altas temperaturas, os tutores de animais domésticos devem ficar atentos aos riscos trazidos pelos carrapatos. A fêmea necessita de calor para se reproduzir e pode depositar de 200 a 300 ovos por dia. Os cães e gatos picados por carrapatos infectados desenvolvem doenças que podem até matar.
A infestação visível em seu animal de estimação é apenas 5%, os outros 95% está no ambiente, porque o carrapato sobe no animal apenas para se alimentar e reproduzir. O meio ambiente, incluindo as residências, é o local onde são depositados os ovos. Por isso, a orientação é cuidar e tratar de seu cachorro ou gato e, principal, manter sua casa limpa e arejada.