As informações podem serem utilizadas durante campanhas realizadas pela empresa, que pode focar no assunto durante a Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Sipat). Os indicativos de saúde que são visíveis na plataforma são produzidos com base nas consultas médicas e questionários realizados com os colaboradores.
O SESI Viva+ é multicanal e pode ser utilizado no computador, tablets e smartphones pelas empresas ou por trabalhadores. Ainda pela plataforma, a empresa tem acesso às informações e consegue produzir relatórios e gráficos sobre os indicadores de saúde e segurança do trabalho ao longo dos anos. Além disso, o sistema S+ pode ser programado para informar quando vencem os exames periódicos dos colaboradores, e ser usado para gerar documentos obrigatórios como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), emissão de ordem de serviço de segurança, registro de entrega dos EPI’s por biometria, entre outras funcionalidades.
Para atender ao eSocial, o sistema gera informações de cada trabalhador. “O S+ está preparado para atender as demandas do eSocial e transferir essas informações mediante assinatura digital”, explica o médico do trabalho e coordenador do PCMSO, João Marcelo de Lima Leite (CRM 11747).
Além das vantagens para as empresas, na plataforma Viva + o funcionário tem acesso ao seu histórico médico com todas as consultas já realizadas ao longo dos anos e pode ter informações quantitativas sobre a sua saúde pelo aplicativo instalado em seu smartphone.
Treinamentos das NRs
Também são oferecidos treinamentos para atender as Normas Regulamentadoras (NRs). Os cursos são realizados por meio do SENAI e indicados para as empresas e profissionais autônomos em trabalhos específicos.
Entre os cursos ofertados está o da NR-5, que são os treinamentos de CIPA; NR-10, que são os serviços com eletricidade e Sistema Elétrico de Potência (SEP); NR-11, destinado para segurança em operações de equipamentos de transporte (empilhadeiras); NR-13, que é o curso de caldeiras e vasos de pressão; NR-33, para espaços confinados; e NR-35, um curso de trabalho em altura.
As aulas são ministradas no SENAI, que possui estrutura com equipamentos, mas também podem acontecer nas empresas que tiverem interesse.
Atualmente no Brasil está ocorrendo uma revisão e alteração das 37 normas de saúde e segurança do trabalho, algumas já publicadas como NR-12, NR-1, NR-18, e o SESI está com seu corpo técnico a nível Nacional e Regional atento a todas essas alterações para melhor atender e dar suporte as empresas.