X
X

Buscar

Programa de reaproveitamento da água é cumprido em Brusque, afirma prefeitura

O vereador Paulo Sestrem (PRP) enviou um requerimento à prefeitura para que o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (Procurae), criado em 2005 e regulamentado e 2011, seja enfim executado. O programa institui medidas de conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação de água nas novas edificações públicas. […]

O vereador Paulo Sestrem (PRP) enviou um requerimento à prefeitura para que o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (Procurae), criado em 2005 e regulamentado e 2011, seja enfim executado.

O programa institui medidas de conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação de água nas novas edificações públicas. De acordo com o vereador, a ideia é que posteriormente novas edificações privadas também precisem respeitar o programa.

O jornal O Município procurou respostas sobre a aplicação do Procurae. De acordo com o Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), todas as novas construções recebem as instalações de aparelhos e dispositivos economizadores de água, tais como bacias sanitárias de volume reduzido de descarga, lavatórios de volumes fixos de descarga e torneiras dotadas de arejadores, assim como manda o Procurae.

Sobre estruturas de captação de água pluvial, o projeto deve ser executado em edificações públicas e institucionais com área total construída acima de 360 metros. Uma das edificações recentes que possui captação de água pluvial é o Centro Municipal de Educação Infantil Laura Cattani Leite, no Paquetá.