Programa Fila Única tem 1,4 mil bebês e crianças na espera por vagas nos centros infantis de Brusque
Secretaria de Educação prevê abertura de novas vagas
Dados do Fila Única demonstram que 1.443 crianças cadastradas no programa aguardam chamamento para matrícula nos centros infantis da cidade atualmente. A Secretaria de Educação prevê abertura de novas vagas após investimentos.
A fila de espera do Berçário I, destinada a bebês de 6 a 11 meses, é a maior: o registro totaliza 518. O Berçário II conta com 442 bebês de 1 ano e crianças de 2 anos na fila.
Outras 316 crianças de 2 a 3 anos aguardam chamamento para o Infantil I. No Infantil II, estão na fila 157 crianças de 3 a 4 anos. Por fim, na Pré-Escola I, em que a matrícula é obrigatória, aguardam na fila 10 crianças.
“Os protocolos listados na Pré-Escola I são protocolos inscritos no programa que não foram localizados no início do ano letivo. Estamos realizando busca ativa escolar para matriculá-los na rede municipal. Nesta faixa etária, a matrícula acontece imediatamente”, diz a ex-secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo.
“Encontram-se em fase de conclusão duas unidades, incluindo equipamentos, utensílios, mobiliários e eletros: CEI Prof. Raul Amorim, no Limoeiro; e CEI Raio de Sol II, na rua Nova Trento, totalizando aproximadamente 400 novas vagas”, afirma.
Foram cadastradas ao programa 1.149 crianças entre 1º de fevereiro e 5 de julho. Eliani comenta que a rede municipal de ensino atende atualmente pouco mais de 7 mil crianças na educação infantil.]
Fila Única
Nos estudos desde 2012 e lançado em 2016, o Fila Única é um sistema que permite o cadastramento e acompanhamento das famílias para vagas em unidades infantis.
Na época do lançamento, há sete anos, a maior demanda por vagas nos CEIs de Brusque também dizia respeito aos bebês do Berçário I, assim como é hoje em dia.
Assista agora mesmo!
Fé em Nossa Senhora protege capela de temporal no Guabiruba Sul: