X
X

Buscar

Programa identifica necessidade de horários mais flexíveis nas creches de Brusque

Plano de Desenvolvimento Econômico está em fase de elaboração pela Acibr e Sebrae-SC

A flexibilização dos horários das creches em Brusque é uma das necessidades elencadas pelos empresários locais dentro da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem).

O Pedem é um documento que está em fase de elaboração no âmbito do Cidade Empreendedora. Esse programa é desenvolvido pelo  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC) e pela Associação Empresarial de Brusque (Acibr).

A construção do plano inclui várias reuniões para definir quais são os eixos econômicos. No caso de Brusque, essa etapa já foi vencida. Os segmentos escolhidos são: Têxtil; Confecção; Eletro metalmecânico; Inovação, Tecnologia e Educação; e de Construção Civil.

Neste momento, os empresários e lideranças continuam se reunir para definir quais são as prioridades dentro do seu setor. Foi aí que o assunto da creche pública entrou na pauta, segundo Rita Conti, presidente da Acibr.

“Todos os eixos comentaram sobre os horários das creches”, comenta a presidente. Segundo ela, é unanimidade entre os empresários que é preciso ter mais flexibilidade nos horários das creches, pois há muitos pais que têm problemas porque os filhos são liberados antes que eles possam sair do emprego.

Essa situação será debatida com os sindicatos dos trabalhadores, no caso de Rita, com o Sintrivest. Mas a questão é que, devido ao Pedem, uma necessidade foi identificada e será buscada uma solução com o poder público, destaca a presidente.

Rita conta que mais um problema em comum foi identificado por meio das reuniões: a mobilidade urbana. “Continua a mentalidade de que Brusque é uma cidade industrial, mas isso mudou muito”.

A presidente diz que as grandes empresas “resolveram” o problema da falta de ônibus ao colocar transporte próprio. Contudo, ela avalia que não se trata de uma solução adequada.

Reuniões

Essa situação dos ônibus, assim como a das creches, estarão no Pedem. Alcides Sgrott Filho, coordenador da agência de Brusque do Sebrae-SC, explica que as próximas reuniões têm o objetivo de definir as prioridades dentro de cada eixo.

Segundo Sgrott, a ideia é que os empresários de cada segmento econômico definam quais são as ações que precisam ser tomadas no curto, médio e longo prazo. O que estiver no plano de desenvolvimento deverá ser seguido pelas lideranças municipais, sobretudo pelo poder público.

Rita Conti diz que o Pedem é fundamental e ela defende também que ele vire um projeto de lei, para que seja seguido pelas próximas gestões municipais. A presidente da principal entidade de Brusque afirma que o desenvolvimento dos trabalhos estão dentro do cronograma, no geral.

A empresária quer, inclusive, apresentar o Pedem em meados de 2020 à comunidade e à Câmara de Vereadores, devido à sua importância. O plano tem previsão de ser entregue até o fim do ano que vem, provavelmente a partir de setembro.