Programa Proerd retoma atividades nas escolas de Brusque
Aulas do Proerd foram paralisadas por causa da pandemia
Aulas do Proerd foram paralisadas por causa da pandemia
Após ter sido afetado pela pandemia da Covid-19, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi interrompido em 2020. Porém, retomou às salas de aula em 2021, garantindo lições e aprendizados para a vida dos alunos.
No Colégio São Luiz, por exemplo, as turmas acompanham semanalmente as instruções, oferecidas de forma híbrida: tanto para os alunos em sala de aula, como para os que estão de modo online, em suas casas.
De acordo com o instrutor do projeto, as aulas do Proerd se dividem em 10 lições. Os alunos recebem orientações sobre responsabilidade, como os riscos que correm durante a vida, consequências das escolhas, o respeito aos outros, entre outros.
“São orientações sobre o dia a dia da criança, para que ela entenda o convívio em sociedade, para ser uma pessoa correta e responsável. Além disso, neste ano o Proerd tem abordado questões referentes à saúde mental das crianças, impactadas pela pandemia”, afirma o cabo Julio Cesar Cristóvão, que ministra as aulas.
Realizado em todas as escolas das redes particular e pública do município, em 2021 o Proerd completa 22 anos de atuação em Brusque. Por causa da paralisação do projeto em 2020, até 2019 o programa formou 1.504.571 alunos em todo o estado de Santa Catarina.
Com a retomada das atividades, 37 escolas de Brusque, com aproximadamente 83 turmas, participam do projeto neste ano, totalizando cerca de 1.950 alunos.
“Dividimos em três períodos de atendimento ao longo do ano. Neste primeiro período estão sendo atendidas 24 turmas de escolas municipais e particulares, abrangendo os três municípios da região, com aproximadamente 530 alunos”, esclarece o instrutor do programa.
Um dos momentos mais esperados pelos alunos, escolas e familiares é a Formatura do Proerd, realizada sempre no final dos anos. Para 2021, entretanto, o programa ainda analisa como será a realização, diante dos impactos da pandemia e decretos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: