Programa que acompanha servidores será ampliado para a Educação de Brusque
Paesp começou faz quase um ano e resultados agradam Secretaria de Governo
Criado com o objetivo de qualificar o serviço público, o Programa de Acompanhamento da Eficiência do Serviço Público (Paesp) terminou sua primeira etapa com bons resultados, na avaliação da Prefeitura de Brusque, que planeja ampliá-lo.
O Paesp teve início, no ano passado, quando a equipe – formada por Rodrigo Cesari, Airton Rodrigues, Martha Severino e André Vechi – visitou as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Veja também:
Prefeitura de Brusque busca abertura de colégio da Polícia Militar no município
Baixa produção de mel preocupa apicultores e meliponicultores da região
Alunos de medicina da Unifebe são recepcionados no Hospital Azambuja
Nas visitas, eles entrevistaram todos os funcionários públicos, com o objetivo de identificar problemas dentro da UBS, que muitas vezes não chegam à sede da administração municipal.
Além de entrevistar os servidores sobre o trabalho interno, foram coletados dados do serviço de logística e do ambiente de trabalho. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, afirma que essas visitas foram fundamentais para ter um diagnóstico mais preciso de problemas pontuais.
Com base nessas informações, foram feitos cursos, palestras e treinamentos com os servidores das UBS. Por exemplo, no caso em que existia desinformação do servidor sobre a distribuição de medicamentos, o treinamento foi no sentido de deixar mais claro o procedimento.
Molina diz que a reativação da Escola Superior de Administração Pública (Esap) também veio como um esforço complementar para a qualificação do serviço público no município. São ofertadas capacitações por meio da Esap.
A equipe do Paesp também entrevistou vários usuários da comunidade para avaliar a percepção do público sobre os serviços, como distribuição de medicamentos, atendimento médico e da equipe da UBS.
Os dados geraram relatórios, que estão na Secretaria de Governo. Molina afirma que os postos de saúde serão visitados de novo para ver se os problemas deixaram de existir.
Veja também:
Vigilância diz que lotes de frango com salmonella não chegaram aos mercados de Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Reencontro dos irmãos em Blumenau: “Minha vida nunca foi completa, sempre faltaram dois pedaços”
O Paesp é bem avaliado pelo secretário de Governo, por isso será ampliado. Neste ano, as visitas devem ser feitas nas unidades de educação (escolas e creches).
“Pelo sucesso do primeiro ano, pretendemos estender também para obras e infraestrutura”, explica Molina. Quando chega a essa etapa, a intenção é identificar as demandas dos funcionários da Secretaria de Obras, além de avaliar os serviços por eles prestados.
A equipe de quatro pessoas hoje no Paesp deve crescer, com o avanço do programa. A demanda de serviço é grande e o trabalho exige muito tempo de dedicação em cada local.