Programa que permitirá pagamento de dívidas com a prefeitura sem multas e juros em Guabiruba é aprovado por vereadores
Projeto é destinado para pessoas físicas e jurídicas
Projeto é destinado para pessoas físicas e jurídicas
Na última terça-feira, 3, a Câmara de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, presidida pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas). O encontro foi marcado pela aprovação em regime de urgência do Projeto de Lei Ordinária n.º 26/2023 do Executivo, que institui o Programa de Recuperação Fiscal, conhecido como Refis.
O projeto do Refis busca proporcionar condições facilitadas para que os contribuintes regularizem suas dívidas fiscais com o município, contribuindo para a saúde financeira da cidade e oferecendo oportunidades de renegociação de débitos.
Segundo texto do projeto, o Refis será administrado pela secretaria de Administração e Finanças do município, através do Departamento de Tributos. Integrará o programa os débitos de ISS de empresas optantes do simples nacional, recebidos através de convênio junto a Receita Federal, excetuando–se os débitos ainda não transferidos a este ente.
O ingresso no Refis se dá pela opção do sujeito passivo, que fará jus ao regime especial de consolidação e parcelamento dos débitos fiscais. Confira pontos importantes do projeto:
Para fins de consolidação e pagamento dos débitos apurados, o optante deverá se enquadrar nas seguintes opções de pagamento/parcelamento:
“A exclusão do Refis implicará a imediata exigibilidade da totalidade do crédito confessado e ainda não pago, restabelecendo–se, em relação ao montante não pago, os acréscimos legais na forma da legislação aplicável à época da ocorrência dos fatos geradores”, conclui o texto do projeto.
Dialeto bergamasco falado em Botuverá pode ser extinto nas próximas décadas: