Programa Rede de Vizinhos será implantado no bairro Tajuba II, em São João Batista
Rua João Vicente da Silva será a primeira a aderir à proposta da Polícia Militar, implementada por meio do WhatsApp
Rua João Vicente da Silva será a primeira a aderir à proposta da Polícia Militar, implementada por meio do WhatsApp
O programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar deve ser implantado em São João Batista até o início de abril. A rua João Vicente da Silva, no bairro Tajuba II, será a primeira contemplada.
O projeto iniciou há três anos em Santa Catarina, em parceria da PM com a comunidade. Em resumo, os vizinhos de determinada área são inseridos em um grupo do aplicativo WhatsApp. Em cada grupo, um policial está presente para verificar demandas dos moradores e auxiliar em eventuais ocorrências de forma mais ágil.
A iniciativa tem como objetivo a prevenção de crimes e a melhoria dos vínculos da PM com a comunidade, mas não substitui o chamado telefônico via 190.
Por meio do grupo, os moradores podem informar à polícia a presença de veículos ou pessoas suspeitas circulando pelo local. “Ele tem caráter exclusivo para a segurança do bairro, por isso não é permitido postagem de fotos ou mensagens aleatórias”, ressalta o comandante da PM de São João Batista, subtenente Daniel Pereira.
Para alinhar as estratégicas do grupo, uma reunião será feita com os moradores para repassar informações sobre o programa. O comandante explica que a iniciativa atenderá um pedido antigo dos moradores.
O policial explica que a escolha da rua se deu devido ao grande número de crimes no local, especialmente furtos em residências. Entretanto, a intenção é expandir para outros bairros, por meio de contato com líderes comunitários. “A responsabilidade de manutenção e fiscalização do grupo é dos próprios moradores”.
Nas próximas semanas, o subtenente deve visitar os moradores da rua João Vicente da Silva para instigar a concluírem o grupo de WhatsApp, para darem início ao programa.
Boa adesão em Brusque
Desde que foi lançado pelo comando-geral da Polícia Militar, Brusque aderiu ao programa e vem colhendo bons resultados. Até o momento, mais de 48 redes foram criadas no município e outras ainda aguardam aprovação para implantação. Na região atendida pelo 18º Batalhão da PM, ao todo, já são mais de 60 redes implantadas.
Entre os principais resultados obtidos em Brusque está a diminuição no número de roubos e furtos, especialmente entre os comerciantes. “Essa sensação de segurança que gera nos moradores é muito importante, pois sabem que estão mais próximos à PM”, avalia o comandante do 18º BPM, Otávio Manoel Ferreira Filho.
A rede ainda auxilia com alertas a empresários sobre golpes, como distribuição de notas falsas. “Praticamente todos os dias recebemos denúncias por meios desses grupos, o que tem facilitado muito o trabalho”, conclui o comandante.