X
X

Buscar

Programação da Paracopa Sesc segue neste fim de semana em Brusque

Evento conta com workshops, palestras, oficinas e competições

A tradicional Paracopa Sesc se encerra neste fim de semana com competições e oficinas para a comunidade. O ponto alto deve ser a disputa do basquete em cadeira de rodas, que sempre leva emoção ao público.

A Paracopa começou na terça-feira, 25, e vai até o domingo, 30. São cinco dias em que o esporte e a inclusão ganham ainda mais mais espaço no Sesc de Brusque.

Veja também:
Luciano Hang visita presidenciável Jair Bolsonaro no Hospital Albert Einstein

Custo mensal por servidor aumentou 215% em dez anos, revela estudo da prefeitura

Justiça Eleitoral se prepara para atender 1,4 mil eleitores com deficiência na região de Brusque

Nesta sexta-feira, 28, às 17h30, haverá a abertura oficial da parte competitiva da Paracopa Sesc, que envolve cinco modalidades paradesportivas: basquete em cadeira rodas, basquete para deficientes intelectuais, futebol para deficientes auditivos, vôlei de areia para deficientes auditivos, tênis de mesa paralímpico e xadrez.

Gustavo Caetano, coordenador de esportes do Sesc de Brusque, diz que a Paracopa tem a parte competitiva muito forte. A promessa é de boas disputadas entre os atletas.

“Convidamos toda a comunidade a acompanhar os jogos neste fim de semana. A entrada é gratuita”, destaca o coordenador de esportes.

As disputadas do basquete em cadeira de rodas fazem parte da Copa Santa Catarina da modalidade, já tradicional. Os jogos ocorrem também no sábado e no domingo, quando serão realizadas as grandes finais.

Longa programação
A Paracopa envolveu uma extensa programação no Sesc de Brusque. Começou com as oficinas de bocha paralímpica e de basquete em cadeira de rodas, ministrada pelo atleta brusquense Aldo Pavesi.

Min e as Mãozinhas ensinou libras às crianças, promovendo a inclusão. Foto: Sesc Brusque/Divulgação

A exibição do filme Min e as Mãozinhas também fez grande sucesso. O filme é o primeiro desenho animado que ensina libras para as crianças. “Foram duas sessões de cinema para crianças, que lotaram as duas”, diz Caetano.

Já na quarta-feira o ponto alto foi a palestra “Vencendo Montanhas Físicas e Metafóricas”. O casal Guilherme Cordeiro e Juliana Tozzi deu um relato apaixonado por trilhas e escaladas, com uma trajetória de vida de superação, amor e doação pelo esporte e pelas pessoas.

Palestra de Guilherme e Juliana encantou o público na quarta-feira. Foto: Sesc Brusque/Divulgação

A palestra ocorreu no auditório da Paróquia São Luiz Gonzaga e registrou boa presença de público. Caetano diz que foi uma das melhores palestras que já foram proferidas nas Paracopas do Sesc. “Foi uma lição de vida e de amor”, comenta.

Veja também:
Aulas de dança de salão do Sesc garantem saúde e alegria na terceira idade

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Empresário blumenauense participa do Encontro com Fátima Bernardes

As lições de superação e inclusão continuaram na quinta-feira. Andreia França deu seu testemunho de vida na palestra “Desafios e oportunidades para a pessoa com deficiência”.

Andreia nasceu sem os braços e com limitações de locomoção. Apesar disso, superou as dificuldades e neste ano se formou bacharel em Direito.

Programação

Dia 28/09 – Sexta-feira
17h30 – Abertura Oficial da Paracopa Sesc 2018, no Ginásio do Sesc, início da Copa Santa Catarina de Basquete em Cadeira de Rodas

Dia 29/09 – Sábado
8h30 – Reinício dos Jogos de Basquete em Cadeiras de Rodas, Festival de Xadrez de Integração, Tênis de Mesa Paralímpico, Jogos de Basquete Deficientes Intelectuais

14h30 – Encontro Artístico Cultural de Integração

Dia 30/09 – Domingo
9h – Finais da Copa Santa Catarina de Basquete Sobre Rodas

9h – Festival de Futebol Suíço e Vôlei de Areia para Deficientes Auditivos

Local: Sesc Brusque