Programação de aniversário do município homenageará o passado esportivo de Brusque
Prefeitura divulgou a programação oficial que comemorará os 156 anos de fundação
Prefeitura divulgou a programação oficial que comemorará os 156 anos de fundação
O tema das comemorações do aniversário de 156 anos de fundação do município será Brusque 156 anos: o esporte que movimenta a cidade. A programação de aniversário foi anunciada pela secretária de Educação, Gleusa Fischer, e pelo vice-prefeito, Rolf Kaestner, em coletiva de imprensa na sexta-feira, 29.
O objetivo da prefeitura é homenagear o passado esportivo brusquense e, ao mesmo tempo, as Olimpíadas, que começam no dia 5, um dia após o desfile cívico. Ainda conforme a organização, a previsão é de que o desfile tenha duração de uma hora e meia.
“O esporte está intimamente ligado ao desenvolvimento da cidade”, afirma a secretária de Educação. Kaestner diz que a escolha do tema é ainda mais importante porque no dia seguinte ao aniversário inicia-se, oficialmente, as Olimpíadas no Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com a organização, o desfile cívico ocorrerá no dia 4, com início às 9h30. A concentração será em frente à ponte Estaiada Irineu Bornhausen, e os participantes percorrerão a avenida Cônsul Carlos Renaux até a loja Millium.
Segundo Gleusa, aproximadamente 1,5 mil pessoas desfilarão no dia 4. São alunos das redes pública e privada de educação, Tiro de Guerra e outras entidades que são ligadas de alguma forma ao desporto ou paradesporto. Um exemplo é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que tem e teve alguns atletas.
Entre as pessoas que irão desfilar estarão alguns ex-atletas olímpicos com ligação com Brusque. “Nós vamos deixar como surpresa os nomes”, afirmou Gleusa. Ela confessou, na entrevista, que o nome de Guga Kuerten, o carismático ex-tenista, foi cogitado, porém, ele está ocupado com as Olimpíadas.
Além dos atletas, as réplicas da tocha olímpica que passou por Brusque também será levada para o desfile. O Tiro de Guerra fará aguarda o pavilhão nacional (bandeira) e das réplicas, informou a secretária de Educação.
Comemorações ampliadas
O vice-prefeito disse que a ideia da organização foi fazer com que os festejos pelos 156 anos não se limitem ao momento do desfile. “Vamos aproveitar para, depois do desfile, fazer atividades na praça Barão de Schneeburg, para que não termine e as pessoas simplesmente vão embora”.
Na praça, haverá atividades musicais e culturais promovidas pelo Sesc e outras entidades parceiras da prefeitura. A programação segue à tarde, mas no parque das Esculturas. Lá, haverá contação de histórias para as crianças. “Será um momento para toda a família, terminando à noite, com um sarau e música”, afirmou a secretária de Educação.
A prefeitura também incluiu a tradicional Festa de Azambuja no calendário oficial de aniversário. “Este ano, a Festa de Azambuja nos festejos porque sempre foi em agosto e foi o principal evento turístico da cidade”, disse o vice-prefeito.
A festa do santuário era bastante conhecida no passado. Várias caravanas de turistas vinham à cidade para os festejos. Rolf Kaestner disse que a tradicional comemoração de Azambuja foi a responsável por dar visibilidade ao município nas décadas passadas.