Projeções para 2023: presidente do Sindilojas de Brusque comenta expectativas do comercio varejista
Instituição já projeta números para o futuro
O ano está chegando ao final e muitas entidades da região já projetam números e expectativas para 2023. O Sindilojas de Brusque está otimista para bons resultados do comércio local para o próximo ano.
Em conversa com o jornal O Município, Marcelo Gevaerd, presidente do Sindilojas e vice-presidente de varejo da Fecomércio-SC, também fez leituras do ano de 2022 no setor.
Recuperação
Segundo Marcelo, o comércio catarinense ainda está se recuperando dos impactos provocados pelo coronavírus. Com base nos últimos dados disponíveis da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista em Santa Catarina cresceu 0,6% no acumulado do ano frente ao mesmo período de 2021.
“Ao longo de 2022, o setor acumulou seis altas consecutivas na variação mensal. De janeiro a outubro de 2022, o varejo criou mais de 12 mil novos empregos formais e há uma forte perspectiva de contratação de trabalhadores temporários para o fim de ano. O comércio atacadista respondeu por 5.700 dessas novas vagas”, disse o presidente.
Expectativa
Uma pesquisa recente da Fecomércio SC aponta que mais da metade (52,2%) dos entrevistados acredita que a economia será melhor em 2023, 21,9% que o desempenho será pior e 19,2% que será semelhante a 2022.
“A dinâmica do setor de comércio é bastante atrelada ao desempenho da economia em geral. E, desta forma, são necessárias medidas de combate à inflação, expansão do crédito e estímulo aos setores econômicos, para que possam produzir, gerar emprego e renda, criando um círculo virtuoso em nossa economia”, diz Marcelo.
“A Fecomércio SC atua neste sentido junto às novas lideranças no executivo e legislativo para que a agenda econômica seja o centro dos planos de governo e projetos”, complementa.
Leia também:
1. Prefeitura de Brusque esclarece despejo de entulhos em terreno privado do complexo de Azambuja
2. Relembre os serviços do Telecentro de Brusque, o primeiro da América Latina
3. Brusque Futsal Feminino publica nota de repúdio após cenas de briga entre torcedores
4. Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, morre aos 85 anos em SP
5. VÍDEO – Ventania, granizo e chuva forte assustam moradores de Porto Belo
– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque