Projeto aborda o cuidado materno-infantil e conecta mães e filhos de Brusque

Iniciativa tem como objetivo orientar sobre a maternidade e ofertar cuidados com os recém-nascidos

Projeto aborda o cuidado materno-infantil e conecta mães e filhos de Brusque

Iniciativa tem como objetivo orientar sobre a maternidade e ofertar cuidados com os recém-nascidos

O programa Primeiro Abraço, desenvolvido pela Rede Municipal de Saúde de Brusque, visa assegurar à mulher e ao recém-nascido atenção humanizada e desenvolvimento saudável. Com o programa, a Secretaria de Saúde amplia o acesso aos serviços ofertados para a promoção da saúde materno-infantil e orienta as famílias sobre a importância do devido acompanhamento nos primeiros dias de vida do bebê, para prevenir, assim, a morbidade e a mortalidade neonatal.

Desta forma, assim como um abraço, a ação visa cercar a criança e a família de cuidados, acolhendo as principais demandas do nascimento e do pós parto.

O projeto foi desenvolvido como parte da política nacional da Rede Cegonha, através da parceria entre a Prefeitura de Brusque e o Hospital Azambuja. O projeto tem como objetivos, ainda, orientar na maternidade sobre aleitamento e demais cuidados com o recém-nascido.

Além disso, o programa ainda realiza agendamentos dos principais atendimentos como pediatra, visita domiciliar na atenção básica, testes de triagem neonatal e oferta à família um kit para o bebê com itens de higiene para o recém-nascido.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

O programa Primeiro Abraço foi implantado no município no ano de 2020. O projeto é desenvolvido no alojamento conjunto, onde todos os dias úteis uma técnica de enfermagem comparece e realiza as visitas em cada leito. No ano de 2022, o programa realizou aproximadamente 812 atendimentos de binômios mãe-filho, o que corresponde a 60% do total de nascidos vivos atendidos pelo SUS em Brusque.

“Há evidências de que a maioria dos óbitos neonatais ocorrem por causas evitáveis, em especial por falta de assistência adequada à gestante e ao recém-nascido. Dessa maneira, entende-se que, para se trabalhar em rede, é fundamental que todos os pontos de atenção necessários ao cuidado materno-infantil estejam conectados, refletindo na melhoria da qualidade da assistência prestada e detecção precoce de doenças”, ressalta a enfermeira e idealizadora do programa, Sheila das Neves.

Ainda em 2022, foram ainda 699 consultas pediátricas agendadas e entregues 750 kits do programa. Na atenção primária referente ao ano de 2022 houve um incremento de 18% no número consultas de enfermagem e médica ocorridas no primeiro mês de vida da criança.

Os recém-nascidos classificados como de risco são agendados para o pediatra e para a equipe de atenção primária, garantindo a vinculação com o território de origem e o acesso ao atendimento especializado, já os bebês de baixo risco são agendados somente para as equipes de atenção primária.

Caso a mãe em período de pós-parto tenha alguma dúvida ou dificuldade na amamentação é oferecido um atendimento no serviço de referência em aleitamento do município, o posto de coleta de leite humano Amamenta Brusque. Desse modo, garante-se a vinculação da família aos serviços de saúde em tempo oportuno e primeira consulta do recém-nascido ainda nos primeiros dias de vida como preconizado pelo ministério da saúde.

O Programa Primeiro Abraço é uma das cinco ações que representaram o município de Brusque, no 8° Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril, nas cidades de Capivari Baixo e Tubarão. O trabalho foi apresentado dentro da 5° Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”.

Leia também:

1. Família pede ajuda para encontrar morador de Brusque desaparecido há duas semanas
2. Jovem catarinense morre ao cair de prédio em Portugal e família pede ajuda para translado
3. Homem é condenado após extrair palmito de forma ilegal em Guabiruba
4. Justiça condena Prefeitura de Joinville a indenizar jovem que ficou dois anos com caco de vidro no pé
5. Temperaturas em Brusque caem 10ºC em 24 horas com chegada da chuva


Membros da Assembleia de Deus eram perseguidos nos primeiros anos da igreja em Brusque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo