Projeto Agente Ambiental Mirim pode se tornar realidade em Nova Trento
Ideia é capacitar jovens de 12 a 16 anos como multiplicadores da preservação
O Engenheiro Agrônomo, Victor Alisson Gomes, que auxilia na consultoria de projetos de licenças ambientais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, juntamente com a extensionista da Epagri local, Cinelândia Maria Venier Cipriani e a Secretária Adjunta de Planejamento, Janaína Taís Baraúna estão envolvidos na concretização do Projeto Agente Ambiental Mirim. O objetivo do projeto é formar estudantes para atuar como multiplicadores da ideia de preservação do meio ambiente.
A proposta já foi encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. Agora, o município aguarda aprovação e, caso for selecionado, pode receber recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, a fundo perdido, e com regência máxima de 18 meses para execução do projeto. A ideia é capacitar jovens de 12 a 16 anos, das Escolas Municipais dos bairros Trinta Réis, Agutí e Claraíba, além do Centro – Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, formando 25 alunos em cada unidade.
“Nossa formação será teórica e prática, realizando visitas técnicas, oficinas e trabalho de campo, com prática de reflorestamento de áreas degradadas. Assim, esses estudantes poderão identificar um crime ou dano, propor melhorias ou, ainda, elaborar um projeto”, assinala o Engenheiro Agrônomo, Victor Alisson Gomes. Após as devidas aprovações, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, além de outros órgãos e setores, serão envolvidos neste projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Nova Trento