X
X

Buscar

Projeto aumenta validade do alvará sanitário de 12 para 24 meses

Burocracia Soa como um bálsamo para quem empreende e produz, iniciativas como a do deputado estadual Bruno Souza (sem partido), que na volta do recesso promete apresentar emenda ao projeto de lei do novo Código de Vigilância Sanitária de SC, em tramitação, aumentando o prazo de validade do alvará sanitário de 12 para 24 meses. […]

Burocracia
Soa como um bálsamo para quem empreende e produz, iniciativas como a do deputado estadual Bruno Souza (sem partido), que na volta do recesso promete apresentar emenda ao projeto de lei do novo Código de Vigilância Sanitária de SC, em tramitação, aumentando o prazo de validade do alvará sanitário de 12 para 24 meses. Mais: propõe que atividades econômicas de baixo risco sejam dispensadas da exigência.

“Xiitas”
Não será surpresa se numa hora dessas o presidente Jair Bolsonaro direcionar sua metralhadora verbal para SC e aos “xiitas ambientais”, aqui conhecidos como “os contra”, que a toda hora tentam e conseguem embargar ou até impedir a implantação de diversos projetos, especialmente na área turística. Consta que ele já tem algumas informações para detonar. A possível atitude decorre da intenção do presidente em fazer com que parte da linda e imensa baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, se torne uma nova Cancún, o balneário mexicano que fatura U$ 12 bilhões por ano.

Veja também:
77% das mortes no trânsito no primeiro semestre são de motociclistas, em Brusque

Moradoras de Guabiruba percorrem de bicicleta Caminho da Fé, em Aparecida

Saiba como foi última participação do Brusque na Série C e como será a próxima

UFSC calou-se
Quem foi conferir, ontem, a nota da administração da UFSC, que estava postada há dois dias, na qual esnobava, explicitamente, o Future-se, programa federal do MEC lançado semana passada, não leu nada. A manifestação desapareceu, inexplicável e misteriosamente, certamente devido à repercussão negativa. Na parte final ela afirmava que o referido programa, que propõe a entrada da iniciativa privada nas universidades federais, “não traz elementos diversos daqueles já presentes no cotidiano da instituição”.

Preconceito
A “Folha de S. Paulo” foi ouvir especialistas diversos para concluir que o termo “paraíba”, pronunciado pelo presidente Jair Bolsonaro ao se referir a dois governadores do Nordeste, é carregado de preconceito. Pode ser. Mas como qualificar o fato de 45 milhões de descendentes de italianos que vivem no Brasil – dos quais mais de 4 milhões em SC e o responsável por este espaço– não se ofenderem quando qualificados como “mafiosos”.

Novela
Uma novela com enredo conhecido: nesta sexta-feira, na reunião do Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), em Palhoça, a Fiesc, que acompanha o assunto muito de perto, vai dizer que a demora da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANN) para dar parecer conclusivo dos projetos dos quatro túneis duplos e os respectivos orçamentos, concluídos há um ano e meio, é agora mais um motivo para atrasar a conclusão do Contorno de Florianópolis. Agora vai para 2022. Um descaso com SC e com os usuários da BR 101 que sentem diariamente os impactos práticos dessa demora.

Espanto
Na preferência de alguns jornalistas setoristas na Assembleia Legislativa, no primeiro semestre deste ano dois projetos apresentados – ainda em tramitação – são candidatos ao troféu “Espanto” até agora. São os que proíbem em SC a exploração de xisto e a introdução da tecnologia 5G, a mais avançada na área de comunicação, cuja concessão no Brasil se dará em 2020, com enorme interesse. Por fora concorre projeto que veda qualquer município de instituir taxa de proteção ambiental durante o verão, cobrada de visitantes, como é o caso de Bombinhas.

Como a gente
SC já tem desde 2017 uma lei estadual que reconhece animais, como cães e gatos, como seres sencientes, que sentem dor e angústia e que não podem ser tratados como “coisa”. Se diferem do ser humano apenas nos critérios de racionalidade e comunicação verbal. Agora, uma lei nacional poderá dar tal reconhecimento, com votação de projeto, no Senado, na volta do recesso. É uma bofetada bem dada nos sádicos praticantes da farra do boi, puxada de cavalos, briga de galos em cães de SC.

Veja também:
Disputa por associados entre sindicatos têxteis deve parar na Justiça

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Um ano sem Bianca Wachholz: 5 mudanças em Blumenau após morte da designer

Colecionadores
Para homenagear os 50 anos de encontros filatélicos em SC, os Correios estão emitindo um selo personalizado e um carimbo comemorativo com a temática do erva-mate. Já a Associação Filatélica e Numismática de SC promoverá o 175º encontro, dias 3 e 4 de agosto, no Hotel Castelmar, em Florianópolis. Nesses tradicionais e concorridos eventos os colecionadores buscam selos, moedas, cédulas, cartões-postais, cartões telefônicos, antiguidades, discos de vinil, figurinhas e miniaturas, como carrinhos de ferro.

Vaidades
Difícil de acreditar, mas é verdade. Ainda tem gente esperta que visita cidades pequenas para vender anel de formatura para estudantes que estão concluindo o ensino médio.Tem de todo preço e material. E tem quem compre para exibir no baile.