Projeto Babymatematicando ensina aos bebês de Brusque conceitos de matemática
Programa foi premiado na XXI Feira Regional de Matemática, em São João Batista, no fim de agosto
O Centro de Educação Infantil (CEI) Hilda Anna Eccel II criou o Babymatematicando, projeto que ensina os pequenos do berçário II sobre matemática. Eles aprendem os conceitos de matemática como soma, medidas e localização, tudo conforme as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação de Brusque.
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De acordo com a coordenadora do CEI, Graciela Nunes Duarte, essa base criada pelo educandário é fundamental para os estudos futuros das crianças. “Quando ela tem essa base, é muito mais fácil para conseguir aprender”, avalia.
No entanto, as professoras tiveram que estudar uma forma de ensinar matemática aos pequenos, visto que a idade deles varia entre 1 e 2 anos. “Esse é o nosso grande desafio. É que na educação infantil tudo é por meio do brincar, então a gente não tem disciplina”, pontua.
As crianças não aprendem por meio dos cálculos, pois são muito pequenos. A escola utiliza os conceitos matemáticos como localização espacial, dentro, fora, cheio, vazio, volumes, ao lado de, entre, próximo, formas geométricas e quebra-cabeça.
Mãos a obra
A professora Maria Elizandra Schaeser trabalhou com o berçário II H as formas geométricas. Ela desenhou em uma caixa de pizza algumas formas e pintou com as cores primárias. Além de incentivar os alunos a reconhecerem e encaixarem as formas no lugar certo, eles também aprenderam a identificar o vermelho, azul e amarelo.
“Alguns conseguem diferenciar azul, amarelo e vermelho, alguns já falam as cores, mas a maioria já sabe diferenciar. É mais fácil para eles entenderem a cor do que a forma geométrica”, pontua a professora.
Outra turma que também trabalhou com as formas geométricas foi o berçário II I. A professora Luana Pedrini Debatin criou três caixas, cada uma com uma cor e forma. A função dos alunos era depositar uma bolinha com a cor equivalente a figura geométrica. A tarefa é realizada com sucesso pelos alunos.
A professora Tânia Adriana Duarte, responsável pelo berçário II G, produziu um quebra-cabeça em tamanho real com três caixas de papelão. Cada uma representava um membro do corpo humano, cabeça, tronco e pés. Foram coladas fotos das crianças para eles identificarem e conseguirem montar o quebra-cabeça de acordo com a própria imagem. “Foi um impacto bastante grande”, declara Tânia.
Segundo a coordenadora, as crianças conseguem montar o brinquedo com o intermédio da professora. “Ela vai perguntando, onde fica o pé? O pé fica em cima ou em baixo?”, revela Graciela.
No berçário II D, a professora Ana Paula Schlindwein trabalhou as medidas enquanto produzia massinha de modelar com os alunos. Ela utiliza uma receita e sempre que coloca um ingrediente na bacia, mostra aos alunos quanto será colocado de trigo, água, vinagre e óleo.
“A massinha dura uma semana. Trabalhamos as medidas com as crianças”, enfatiza.
Além disso, três salas trabalharam com animais da fazenda e do mar. No berçário II F a professora Saranéia da Silva Pavão contava histórias sobre os animais do mar enquanto colava os bichinhos, de acordo com a profundidade, no jaleco.
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Na turma da professora Angela Maria da Silva, berçário II C, os alunos escolheram trabalhar com um peixinho e aprenderam a alimentar contando a ração. E no berçário II A, a professora Cibele Furbringer usou um patinho para ensinar a localização.
Resultados
O programa foi inscrito na XXI Feira Regional de Matemática, realizada no início de setembro, e foi o vencedor na categoria professor. Em outubro, a escola concorrerá a etapa estadual da feira, em Massaranduba.
Além disso, a coordenadora afirma que os avanços dos pequenos já são perceptíveis. “Quando a gente recebeu os bebês, eles não tinham noção de sentar para fazer uma atividade, a questão da sequência da rotina do dia deles. A princípio conseguimos esses resultados, principalmente na concentração das crianças que teve o maior ganho e a outra parte foi o conhecimento”, avalia Graci.