Projeto Brusque 2030 pretende disponibilizar livros on-line para população

Biblioteca Municipal ainda não tem plataforma disponível

Projeto Brusque 2030 pretende disponibilizar livros on-line para população

Biblioteca Municipal ainda não tem plataforma disponível

Alguns dos objetivos do projeto Brusque 2030, apresentado pela prefeitura no mês passado, são transformar a cidade em mais humana, eficiente e sustentável. Em uma das propostas para a cultura, está a disponibilização de parte das obras da Biblioteca Municipal em formato digital.

A Fundação Cultural de Brusque (FCB) já atua na disponibilização de materiais on-line há alguns anos, explica Zane Marcos, superintendente da FCB. Um exemplo nesse sentido é a Sala Brusque Virtual, mas ainda sem a digitalização de livros.

“O próprio governo do estado também desenvolve esse processo de digitalização com documentos, e até mesmo o governo federal por meio da Biblioteca Nacional. Respeitando sempre a Lei de Direitos Autorais, é nosso interesse sempre facilitar o acesso ao público, e a digitalização é o caminho a ser trilhado”, diz Zane.

Atualmente, a biblioteca municipal realiza um serviço de referência para quem procura auxílio, com a disponibilização de materiais em formato PDF sobre assuntos específicos, de obras e livros disponibilizados e autorizados pelos autores.

A bibliotecária Kátia Maria Costa explica que existem plataformas on-line onde é possível comprar livros, utilizados por universidades, por exemplo, e também softwares como o Pérgamo, pelo qual é possível a postagem de obras digitalizadas, mas que ainda é uma realidade distante.

“Seria um valor a mais a se pagar, que demanda mais pessoal e tempo para se fazer, e tem toda a questão dos direitos autorais. É necessário comprar a licença, ter a autorização do autor ou serem obras de domínio público para ter acesso”, explica.

O projeto

No projeto Brusque 2030 estão inseridas obras de infraestrutura, construção de pontes, execuções de macro-drenagem, pavimentações, anéis viários e outros. Áreas como educação, saúde, desenvolvimento social e modernização da máquina pública também estão contempladas no projeto.

Segundo o ranking de competitividade dos municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), Brusque ocupa a posição de número 77, entre os municípios acima de 80 mil habitantes, com uma nota de 53,64. A média catarinense é de 53,54 e, entre os estados do sul, 50,78. Já na medição nacional é 46,61. Ou seja, em todos os cenários, Brusque já aponta acima da média, fazendo ocupar 77º lugar em nível nacional, 18º na região sul e 9º em Santa Catarina.

Para desenvolver o planejamento, os objetivos foram divididos em cinco grandes eixos. São: Brusque Mais Humana, Brusque inovadora e do Empreendedorismo, Brusque Sustentável, Brusque da Mobilidade e da Segurança e Brusque Transparente e Eficiente. Os eixos contemplarão 12 áreas existentes como saúde, educação, turismo, infraestrutura, desenvolvimento econômico, cultura, esporte, entre outros.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo