Projeto busca empresas interessadas em inserir jovens no mercado de trabalho em Brusque e região
Realizado pelo Ministério Público e Ciee, o programa tem como foco adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Realizado pelo Ministério Público e Ciee, o programa tem como foco adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Empresas de Brusque e região podem se inscrever no projeto Trabalhando Juntos. O programa do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) promove a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
A iniciativa, encabeçada pela 1ª Promotoria de Justiça do MP-SC, ocorre em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).
Para debater o tema, uma audiência pública foi realizada em 9 de agosto, no auditório da Uniasselvi. De acordo com a Promotora de Justiça Fernanda Crevanzi Vailati, o evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.
Na ocasião, as empresas participantes falaram sobre a experiência de contratar aprendizes. “Jovens que atualmente são aprendizes também falaram da importância em suas vidas da oportunidade de estar trabalhando. Acredito que teremos sucesso no aumento da contratação de aprendizes, especialmente de adolescentes em situação de vulnerabilidade”, conta.
Para ter uma ideia inicial de quantas empresas participaram do projeto, foi estabelecido o prazo de dez dias para que os empreendimentos manifestassem interesse em aderir. Até a última sexta-feira, 19 de agosto, cinco empresas haviam procurado o MP-SC e quatro o Ciee. A expectativa é que este número aumente.
A coordenadora da agência Brusque do Ciee, Cátia Maffezzolli, ressalta que o projeto é permanente. Caso uma empresa deseje aderir, o programa estará em contato com a rede de Assistência Social e terá os jovens cadastrados.
“Vamos fazer um acompanhamento. Até porque no ano que vem a gente deve fazer uma nova audiência e vamos citar as empresas que, durante esse período, fizeram a adesão ao programa. Quem tiver interesse pode continuar procurando, até quem não participou da audiência. O Ciee se disponibiliza a orientar e explicar o processo”, completa.
A iniciativa deve atingir ao menos 128 adolescentes em situação de vulnerabilidade social na região. Atualmente, são esperados atingir 52 adolescentes de Brusque, 40 de Botuverá e 36 de Guabiruba. São adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade ou liberdade assistida, que são acompanhados pelo município.
Para manifestar interesse ao programa, as empresas podem fazer contato com a Promotoria de Justiça por e-mail [email protected] ou pelos telefones (47) 3255-8501 e (47) 99248-0131. Também, interessados podem procurar pelo Ciee, no telefone e WhatsApp (47) 3396-8506 e (48) 98824-0468.
O projeto Trabalhando Juntos funciona como o Jovem Aprendiz. Ou seja, a proposta é capacitar adolescentes para vagas de aprendizagem nas empresas. Além disso, o intuito do programa também é sensibilizar empresários sobre a importância de contratar esse público. Outros objetivos são prevenir a evasão escolar, reduzir situações de risco e evitar o envolvimento de jovens com a criminalidade.
Inicialmente, o MP-SC, por meio das Promotorias de Justiça, articula com as Secretarias de Assistência Social dos municípios o contato com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar. Eles são convidados a participar de oficinas socioeducativas em entidades qualificadoras.
Durante dois meses e meio, os jovens aprendem sobre economia pessoal, trabalho em equipe, elaboração de currículo, comportamento no ambiente de trabalho e outros temas semelhantes. Após concluírem a capacitação, os adolescentes são encaminhados a vagas de aprendiz e de estágio em empresas do município.