X
X

Buscar

Projeto comunitário da Defesa Civil é reimplantado depois de três anos de interrupção

Nupdecs realizarão encontros com orientações aos moradores nos bairros

A Defesa Civil de Brusque reiniciará as atividades dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) nos bairros Águas Claras, Dom Joaquim e Limeira. O primeiro encontro das atividades foi realizado no Águas Claras, na paróquia São Judas Tadeu, na quinta-feira, 23. Os núcleos haviam parado suas atividades gradativamente a partir de meados de 2014.

A princípio, serão realizados seis encontros quinzenais por bairro. Posteriormente, a comunidade decidirá com que frequência a Defesa Civil estará presente com os núcleos. As atividades desenvolvidas tratam sobre as funções da repartição, fomentando a ideia de grupo e passando conhecimentos para que os cidadãos possam agir de forma eficiente em períodos de fenômenos graves e de normalidade.

Estarão presentes nos encontros um técnico da Defesa Civil, uma assistente social e uma estagiária de serviço social. As orientações à população minimizam os riscos de desastres nas áreas mais vulneráveis do município.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis, os encontros com as associações das comunidades haviam se perdido completamente em 2015. A ideia de remobilizar os Nupdecs vem do planejamento elaborado em 2017, e devia ter sido posta em prática a partir de maio. No entanto, a aparição de outras demandas acabou atrasando a execução do projeto. O primeiro encontro no Dom Joaquim foi realizado na quarta-feira, 29. Em 5 de setembro, é a vez do bairro Limeira.

“Anteriormente, havia Nupdecs no Águas Claras e no Dom Joaquim. Desta vez, também faremos um na Limeira. Os dois primeiros já têm um histórico longo de situações de risco, e a Limeira sofre bastante com enxurradas. Regionalmente pela cidade, estes três bairros abrangem boa parte do município”, comenta.

Confirmações sobre local e horário dos encontros podem ser obtidos diretamente com a Defesa Civil: (47) 3396-7413