X
X

Buscar

Projeto da duplicação da Ivo Silveira deixa de fora trecho urbano de Brusque

Reunião no dia 20 apresentará obra em detalhes; vice-prefeito pede presença da população

O projeto de engenharia da duplicação da rodovia Ivo Silveira (SC-108) não inclui o trecho urbano de Brusque. De acordo com o vice-prefeito Ari Vequi, a obra, de responsabilidade do governo do estado, começa com um elevado onde atualmente está a rotatória de acesso à Sociedade Santos Dumont.

Vequi explica que o projeto deixa de fora cerca de 1,5 quilômetro entre as rotatórias do Santos Dumont e do Steffen. A prefeitura já se manifestou ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) no sentido de que a duplicação comece no Steffen, próximo à empresa Zen.

Segundo Vequi, que já teve acesso ao projeto em reunião prévia, o trecho duplicado vai da rotatória do Santos Dumont até as proximidades da Plasvale, em Gaspar. São cerca de 16 quilômetros.

O projeto completo será apresentado à população em consulta pública no salão comunitário da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Barracão, às 18h de segunda-feira, 20, em Gaspar. A segunda chamada para a reunião será às 18h30.

“Gostaria de conclamar a população, a sociedade, as associações de moradores e as entidades para que participem. Ali é o momento de discutir o projeto”, diz Vequi, e completa: “Esse é o momento de participar, todo mundo tem que estar lá para conhecer o projeto”.

A população conhecerá o projeto em detalhes na consulta pública. Saberá, por exemplo, onde terá elevado, passarela, retorno, vias marginais e outros itens importantes para quem vive às margens da Ivo Silveira.

O vice-prefeito explica que, depois das consultas públicas, o projeto será enviado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiará a obra. Uma vez na entidade financeira, não é mais possível modificar nada no projeto e, por isso, Vequi explica que este é o momento de todos se manifestarem.

A obra na Ivo Silveira deve ter o projeto definitivo concluído até o fim deste ano. Com isso, a previsão é de que ela seja licitada em 2019. O investimento na etapa de projetos é de R$ 1,09 milhão.

A presença da população é fundamental para que não aconteça na Ivo Silveira o que hoje existe na rodovia Antônio Heil (SC-486). Na época das audiências e consultas públicas, não houve a participação maciça da população.

O resultado é sentido atualmente, com diversas comunidades reclamando de situações que surgiram com a duplicação. O problema é que a obra também é financiada pelo BID e o projeto original não pode ser alterado, por isso, os governos têm buscado alternativas para resolver os problemas sem mexer no planejamento inicial.

Participe da consulta pública!
A reunião ocorre na segunda-feira, 20, a partir das 18h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Barracão, em Gaspar.