Projeto de lei busca transformar terrenos baldios de Brusque em locais sustentáveis
Ideia é do vereador Rogério dos Santos (Republicanos)
O vereador de Brusque, Rogério dos Santos (Republicanos), apresentou um projeto de lei que busca identificar terrenos baldios na cidade e realizar uma oferta aos proprietários. Na ocasião, o objetivo é tornar os locais sustentáveis com foco na plantação de flores e alimentos orgânicos.
A ideia, segundo o vereador, já vem sendo praticada em várias cidades e pode ser uma alternativa para os proprietários dos terrenos.
“Quando fui diretor presidente do Ibplan (2018-2020), recebemos uma demanda (dezenas de pedidos) para limpar alguns terrenos baldios. Queremos aproveitar esses espaços urbanos promovendo conservação de solo, mantendo o terreno limpo, criando espaços verdes e evitando acúmulo de lixo, insetos e roedores”, conta.
Plantação
Questionado sobre o que pode ser feito além da preservação do espaço, Rogério conta que após o cadastro do imóvel (realizado pelo proprietário), ele ficaria à disposição de possíveis interessados.
“A pessoa que ficar responsável poderia vender produtos (plantados) mais baratos para a população ou até doar para quem precisa. Esse é o nosso objetivo. O projeto sendo aprovado, vamos solicitar ao Executivo para que ele dê algum desconto aos proprietários para que haja uma diminuição no IPTU. Com isso, teremos uma cidade mais limpa, organizada e podemos ajudar pessoas. Plantar pode ser uma terapia para muitos”, conclui o vereador.
– Assista agora:
Como cuidar da alimentação das crianças após férias? Nutricionista fala sobre mudanças e readaptação