Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de lei propõe mais transparência na divulgação das finanças do estado

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de lei propõe mais transparência na divulgação das finanças do estado

Raul Sartori

Transparência
Tem a surpreendente parceria e apoio do Sindicato dos Fiscais da Fazenda de SC (Sindifisco) projeto do deputado estadual Laércio Schuster (PSB), para que o governo do estado, além de todas as despesas, também divulgue, no Diário Oficial, as receitas, ingressos e transferências. Seu autor acredita que isso pode auxiliar a iniciativa privada na tomada de decisões de investimento em SC.

Exclusão
O ex-presidente Lula afirmou que SC poderia ter recebido jogos da Copa do Mundo. Não disse que, muito provavelmente, se isso ocorresse, ele e sua quadrilha se beneficiariam direta ou indiretamente de dezenas de milhões em maracutaias, como reforma ou construção de estádio, obras de infraestrutura, etc. Foi ótimo SC ficar de fora daquele lamaçal.

Mais igual
Na 2ª Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos, de 4 a 6 de setembro de 2017, na sede do Ministério Público de SC, em Florianópolis, o promotor público piauiense Francisco de Jesus Lima sentiu-se ofendido e discriminado quando solicitado a se identificar, como ali se fazia com todos os demais. Irritadíssimo, fez uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público que a acaba de julgá-la e considera-la improcedente, por unanimidade. O julgamento desta asneira obrigou a ida a Brasília do procurador de Justiça de SC Sandro José Neis, para esclarecer as absurdas acusações do promotor que, obviamente, contrariam os padrões éticos que orientam a instituição. Vige!

Currículo base
O Conselho Estadual de Educação é um dos primeiros do país a aprovar o currículo base da educação infantil e ensino fundamental, que será implantado na rede estadual e municipal a partir de 2020. Até lá serão realizados seminários de qualificação de 550 educadores e professores, que serão multiplicadores para a concretização da proposta nas escolas.

Calote
Muitos lembram de um jogo entre o tenista Gustavo Kuerten e o então número 1 do mundo, Novak Djokovic, no Rio de Janeiro, em 2012, para inaugurar uma quadra na favela da Rocinha, com presença do então governador Sérgio Cabral e seu séquito, sedentos, todos, por factoides do tipo. Consta que o catarinense recebeu seu cachê, mas o sérvio só embolsou US$ 450 mil de um total de US$ 1,1 milhão. Está cobrando judicialmente.

Fogo amigo
Catarinense de Turvo, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Porto Velho, dom Moacir Grechi, que morreu anteontem, foi o mentor político da ex-seringueira Marina Silva. Em maio de 2010, quando ela se colocava como pré-candidata à presidência da República, o religioso veio a público dizer que ela não tinha perfil para o cargo, por ser frágil demais, em todos os sentidos. Gostaria de ver sua melhor amiga como senadora. Mesmo assim a amizade próximo sempre ficou.

Operação Chabu
Impressiona a repercussão, em Florianópolis, ontem, pela surpresa, da prisão do prefeito Gean Loureiro. Um internauta, em rede social, ficou mais de uma hora em transmissão ao vivo, com centenas de pessoas antenadas, filmando os veículos da Polícia Federal e a prisão de fato, até que discreta. Mas com direito a muito espio da vizinhança por trás de cortinas e persianas.

Prevenção
Desde quando jovem vereador, o prefeito Gean Loureiro tinha extremo cuidado na comunicação por telefone. Sempre dizia que “nenhum assunto importante” poderia ser tratado por aquele meio. Temia que vazasse algo comprometedor. Pelo jeito, descuidou-se.

A favor
A Organização Nacional dos Movimentos diz que já passam de 70 as cidades que já confirmaram a realização de manifestações, dia 30, a favor da reforma da Previdência. Uma estratégia dos movimentos é visitar os gabinetes dos deputados federais, na Câmara, para liquidar a fatura o quanto antes, sem esperar o recesso.

Javali
A caça de javalis foi autorizada em 2013 com o objetivo de controle populacional. A espécie, que não é nativa do Brasil, causa prejuízos à agricultura e à biodiversidade, por competir por recursos e espaço com as espécies nativas, como a queixada e o cateto. Além disso, o animal é hospedeiro de zoonoses. O estado mais afetado pela presença do animal é SC. Mas eis que no Congresso tramita o projeto de decreto legislativo 137/19, que susta tudo. Seu autor, o deputado Célio Studart (PV-CE) não gosta do uso de cães para a caçada e de armas brancas, como facas, para o abate do bicho.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo