Projeto de lousas digitais será implantado no começo de 2020 em Brusque
Cada escola receberá inicialmente um equipamento a ser utilizado por todas as disciplinas e professores
As escolas estaduais de Santa Catarina já estão recebendo lousas digitais para uma proposta mais tecnológica de ensino, iniciativa da Secretaria da Educação. Os equipamentos devem chegar às escolas de Brusque ainda neste ano, para que o projeto seja colocado em prática a tempo, para o início do ano letivo de 2020.
Cada escola receberá inicialmente uma lousa, a ser instalada nas salas de informática, disponível para utilização de todos os professores das unidades de ensino.
Duas coordenadoras do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTEs) de Brusque participaram do curso de capacitação realizado na sede da Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis, na segunda-feira, 18, e serão responsáveis pelos treinamentos nas escolas, inicialmente com funcionários especializados. No entanto, todos os professores serão capacitados no futuro.
“O sonho do secretário (Natalino Uggioni) é ter uma lousa em todas as salas de aula. Neste momento, a princípio na forma de um projeto-piloto, para testar a aceitação. A lousa tem acesso digital rápido, e está disponível para todos os professores que quiserem incrementar sua aula, já que ela tem conexão com a internet”, explica o supervisor regional de ensino, Charles Gerati.
A lousa digital funciona como uma grande tela de computador, sensível ao toque. O equipamento permite que uma apresentação comum de PowerPoint seja incrementada com links, que podem ser abertos e navegados simultaneamente.
Também é possível a apresentação de imagens em três dimensões, criação e aplicação de jogos, além da utilização de recursos como Google Maps e Google Earth.
No total, 1.071 escolas contarão com as lousas para o próximo ano letivo, para as 36 regiões do estado. Os investimentos serão de R$ 39 milhões, a partir do eixo da Educação Inovador do programa Minha Nova Escola.
“Com estas formações aos nossos profissionais e investimento em tecnologias para o ensino, estamos nos aproximando do mundo do aluno. Toda essa mudança exige de nós uma nova postura, de trabalho coletivo, envolvendo áreas de conhecimento da avaliação, considerando o protagonismo do aluno. É um esforço da gestão à rede, para adequar nosso modo de ensinar e melhorar a qualidade do nosso ensino”, afirmou o secretário Natalino Uggioni no início do treinamento.