Projeto de Mecânica da Unifebe é finalista de Prêmio Interamericano de Inovação
Hands-On desenvolve habilidades práticas, estimula a criatividade e o trabalho em equipe
Hands-On desenvolve habilidades práticas, estimula a criatividade e o trabalho em equipe
O projeto “Hands-On” do curso de Engenharia Mecânica da Unifebe foi selecionado para a fase final do Prêmio Interamericano em Modelos Educativos Inovadores em Educação Superior (MEIN). O evento que escolherá o melhor projeto será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro em Medellín, na Colômbia.
O prêmio, que é uma iniciativa da Organização Universitária Interamericana (OUI), do Colégio das Américas (COLAM) e da Universidade Cooperativa da Colômbia (UCC), tem como objetivo promover a difusão, o intercâmbio e o conhecimento de práticas educativas, relevantes para a inovação na Educação Superior.
“Ficamos muito felizes pelo Hands-On ter sido selecionado para esse importante prêmio que congrega práticas diferentes de inovação no Ensino Superior. Isso é resultado do empenho e dedicação de alunos e professores e demonstra que todo o colegiado e acadêmicos estão no caminho certo”, ressalta o coordenador do curso, Denis Boing.
O projeto
O Hands-On é considerado o projeto “espinha dorsal” de Engenharia Mecânica da Unifebe, por simular a realidade do engenheiro no mercado de trabalho com problemas técnicos, sociais, emocionais e ainda englobar competências necessárias para os profissionais do século XXI.
A atividade tem o objetivo de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e promover o desenvolvimento de habilidades de planejamento e execução de projetos. Divididos em grupos, os acadêmicos realizam alguns desafios. Desde o início do projeto, há dois anos, os alunos já apresentaram um protótipo de um dispositivo Mecânico para controle de massas, dispositivo para arremesso de bolas “Der Ballwerfer” e um veículo de carga, em miniatura. Em 2018, a próxima edição do Hands-On será realizada de 10 a 22 de setembro.