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Projeto de Páscoa da Apae promove integração entre alunos

Trabalho foi realizado nesta semana e envolveu alunos do Instituto Santa Inês e crianças acompanhadas pela Clínica Uni Duni Tê

Alunos das turmas de oficina terapêutica e iniciação para o trabalho do Instituto Santa Inês prepararam nesta semana, uma atividade diferente para as crianças acompanhadas pela Clínica Uni Duni Tê. Por meio do Projeto Páscoa, que visa estimular a independência e autonomia dos jovens e adultos, os alunos promoveram uma programação especial que contou com brincadeiras para os pequenos, como boca do coelho e pintura facial.

Franciele Haag, mãe da pequena Bárbara, de dois anos e meio, acompanhou a filha nas atividades e aprovou a iniciativa da Apae. “Minha filha começou a receber acompanhamento da Clínica Uni Duni Tê há poucos dias e esse projeto é muito interessante. Toda forma de interação e inclusão é muito boa e ensina as crianças desde cedo a respeitar e a enxergar as pessoas diferentes como iguais. Esse é um momento em que os pais também têm a oportunidade de brincar junto com os filhos, o que além de ser importante, é muito divertido”, define Franciele.

Autonomia e independência
De acordo com a professora Joice Borinelli Diegoli, o projeto é realizado pelo terceiro ano consecutivo e traz resultados significativos. “O objetivo é estimular os alunos a darem ideias e ajudarem a preparar esse momento de recreação e integração com as crianças. E eles realmente se envolvem”, explica.

Ela acresenta que durante as brincadeiras cada um fica responsável por um espaço e os professores ajudam a mediar. Neste ano, cada criança recebeu um ovo de chocolate e um pacote de amêndoas, que foram confeccionadas pelos alunos.

Desde descascar o amendoim, assar no forno industrial, aprender o ponto da amêndoa, todos os processos foram trabalhados passo a passo e tiveram a participação e ajuda deles. “Por outro lado, também tem a estimulação das crianças durante as atividades e principalmente, a interação entre os pequenos com os jovens e adultos”, salienta Joice.

Leonardo Celso Francisco Amâncio, de 21 anos, é um dos alunos que participa do projeto e orgulha-se do trabalho. “Nós preparamos várias atividades e estamos mostrando para as crianças, convidando elas para brincarem com a gente. É uma atividade de páscoa que envolve felicidade e paz”, declara.

Lucas Pires Romão, 16, também arregaçou as mangas, literalmente, para ajudar na pintura facial. “Eu gosto muito de desenhar, mas é a primeira vez que estou ajudando a pintar carinhas de coelho e está sendo legal”, revela o jovem.