X
X

Buscar

Projeto de revitalização do parque das Esculturas será modificado

Prefeitura de Brusque afirma que mudanças são necessárias para readequar obras de saneamento

O projeto de revitalização do parque das Esculturas, previsto para o fim do primeiro semestre de 2017, será modificado. De acordo com o diretor de Turismo, Norberto Maestri, o Kito, as mudanças serão feitas em até três meses, para então dar continuidade às tratativas.

O projeto original possui a participação do diretor da Irmãos Fischer, Edemar Fischer, mas não houve evolução desde que a empresa entregou a ideia à diretoria de Turismo, há mais de um ano.

Maestri afirma que boa parte das mudanças do projeto original se deve à parte de saneamento e ao ribeirão localizado no parque. Além disso, a quantidade de banheiros será ampliada. “Também estamos fazendo estas mudanças por questão de segurança, conforto e espaço físico. Teremos que realocar algumas esculturas, trazer algumas de volta ao parque.”

Fischer, por outro lado, descobriu as mudanças através da reportagem do jornal O Munícipio. “Fiz proposta há um ano e pouco e estou aguardando um aval desde então. Fiquei sabendo destas mudanças agora, o que estava valendo pra mim é a ideia original.”

A ideia original é uma parceria entre Prefeitura de Brusque, Irmãos Fischer e outras empresas e entidades, em sistema modulado, um tipo de construção de rápida execução que a empresa brusquense desenvolve. O esboço da obra havia sido entregue à diretoria de Turismo em março de 2017. Deverão ser construídos lanchonete, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade a cadeirantes, vestuários para funcionários e depósito.

O modelo é feito pela Irmãos Fischer para escolas, penitenciárias e casas. A principal vantagem é a rapidez para a construção, já que em até 40 dias pode ser concluída. A empresa faria a mão de obra, a infraestrutura da montagem, a instalação elétrica e hidráulica. Em média, o valor do metro quadrado deste tipo de construção é de R$ 1,2 mil.

O parque
O Parque das Esculturas abriga 40 esculturas em mármore, de artistas renomados como Oscar Niemeyer, Francisco Brennand e Amilcar de Castro. O acervo possui obras de artistas da Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Turquia, Tchecoslováquia, Irlanda, Áustria, Líbano, Israel, China, Estados Unidos, Canadá e Argentina. Ao todo são obras de 34 países. O parque recebe em média 1 mil visitantes por mês, chegando a mais de 5 mil em alguns meses do ano.