X
X

Buscar

Projeto disponibiliza capacitação profissional gratuita para moradores de Botuverá; novas oficinas serão abertas em 2023

Parceria com a Prefeitura leva carreta do Senai Móvel ao município

Mais de 60 pessoas passaram por capacitações gratuitas do Projeto Qualifica em Botuverá, em 2022. A iniciativa é resultado pela Prefeitura do município em parceria com o Senai, que disponibiliza uma carreta equipada para as aulas e professores capacitados.

A estrutura é do Senai Móvel e dois cursos foram realizados no último ano: de panificação e de corte e costura. A intenção é oferecer qualificação para inserção dos moradores no mercado de trabalho ou proporcionar a possibilidade de que famílias possam ter uma renda extra.

“É um curso bem produtivo, pois muitas pessoas certificadas pela capacitação de corte e costura conseguiram arrumar emprego. Temos muitos moradores que vêm de fora e que conseguiram fazer o curso. É importante dar essa ferramenta para que as pessoas possam ter conhecimento e possam ter uma profissão. É um resultado muito positivo”, avalia o prefeito, Alcir Merizio.

Conforme a agente de mercado do Senai, Cristiane Zen, somente no curso de panificação foram 67 formandos. Para 2023, ela adianta que estão programadas oito oficinas na área.

“Cada uma delas pode atender até 15 alunos. São temas diversos entre: pizza artesanal, pães rústicos, doces de compota, bolo de festa, doces finos, hambúrguer artesanal, sobremesas de travessas”, conta.

Além disso, está prevista uma oficina de construção civil, que traz os seguintes temas: oficina de instalações hidráulicas e sanitárias; oficina de pintura básica predial; oficina de instalações básicas de instalações elétricas; oficina de revestimento cerâmico básico; e oficina de conceitos básicos de divisórias e alvenaria.

Cristiane ressalta que também será feita uma capacitação dos monitores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O curso abordará os temas Gestão de pessoas por competência e Core Skills.

Mais cursos

Alcir aponta a vontade de levar outros cursos para Botuverá, como o de máquina de costura, pois há muitas facções no município. “Se uma máquina quebra, até que um mecânico vá na empresa, o pessoal certificado pode agilizar e amenizar a espera”, explica.

“Vamos retomar. É uma iniciativa muito importante, pois além de proporcionar aos nossos munícipes um curso gratuito, traz uma oportunidade de renda, além de conhecimentos, para fazer as manutenções nas próprias residências”, diz.

De acordo com o prefeito, a previsão para abertura das inscrições é neste trimestre. Os interessados devem ficar atentos a carreta, que fica estacionada ao lado da prefeitura. Após a liberação das datas e cursos, a inscrição é feita pela assistência social e Cras de Botuverá. Quando estiverem abertas, as inscrições também serão divulgadas no site.


– Assista agora:
Como cuidar da alimentação das crianças após férias? Nutricionista fala sobre mudanças e readaptação