X
X

Buscar

Projeto do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Brusque é apresentado

Apresentação ocorreu em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira, 1º, o projeto do novo quartel da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque foi apresentado em uma solenidade realizada em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta terça-feira, 2.

A ideia de uma nova sede é discutida há cerca de três anos, com a tentativa de permutar os imóveis do Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Infraestrutura, onde fica o Instituto Geral de Perícias (IGP).

Após a autorização legislativa, os imóveis foram permutados e a partir de então o projeto começou a ser pensado em conjunto pelos bombeiros e pelo Departamento Geral de Infraestruturas (DGI) da Prefeitura de Brusque.

Segundo o arquiteto do DGI, Rafael Rohleder, que fez a apresentação, o projeto foi inspirado na arquitetura militar.

Para conhecer as necessidades do quartel, o local foi visitado diversas vezes pela equipe responsável. A estrutura dos bombeiros de Balneário Camboriú também foi visitada, já que é considerada uma das melhores do estado.

Divulgação

Nova estrutura

O novo espaço será construído no terreno onde fica o IGP, ao lado da sede atual, e terá aproximadamente 3 mil metros quadrados, divididos em três pavimentos.

Divulgação

O térreo será local para atendimento ao público, depósitos, ambientes de apoio e garagem.

No primeiro pavimento ficarão as atividades de escritório, o Serviço de Atividades Técnicas (SAT) e seis alojamentos, sendo dois beliches em cada. Além disso, também haverá área de convívio.

O segundo pavimento dará espaço para demais atividades de escritório, à administração do Samu, sala de arquivo, área de comando, alojamento do comandante, academia, salão de festas e área externa.

O capitão Jacson Luiz de Souza, comandante da companhia, reforça a necessidade da obra, considerando que a sede existe desde 1982 e precisa ser modernizada. “Precisamos aumentar a estrutura. Brusque está crescendo e precisa ter uma estrutura adequada para as necessidades”, diz o capitão.

O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Luciano Mombelli da Luz, considera o projeto adequado para a cidade. “Brusque estará no mesmo nível de Balneário Camboriú” afirma.

Com a construção do novo espaço, o IGP será abrigado na atual sede dos bombeiros.

Divulgação

Investimentos 

Não há previsão para o início da obra, mas segundo o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, a licitação está na fase de ajustes dos últimos detalhes.

O capitão explica que há em torno de R$ 4 milhões em caixa, reservados para a construção do novo prédio. Como o orçamento ainda está em desenvolvimento, o comandante não soube precisar o valor do investimento.

Homenagens

Para celebrar o dia do Bombeiro, durante a cerimônia foram homenageados o subtenente Vanderlei de Souza e o 3º Sargento Marcos Orildo Canci, que entraram para reserva remunerada em 2018.

Bombeiros da reserva foram homenageados | Foto: Brenda Pereira

Também foi realizada a entrega de medalhas a personalidades civis que são parceiras do Corpo de Bombeiros. Receberam o mérito de segurança contra incêndio o engenheiro civil Ackson Siqueira da Silva, o empresário Fernando José Oliveira e o engenheiro civil Carlos Henrique Bernardi.

O mérito de atendimento pré-hospitalar foi entregue a Antônio Carlos Bastos Dias, médico e ex-diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Brusque.

Personalidades civis receberam medalhas de mérito | Foto: Brenda Pereira

Bombeiros militares que completaram 10 e 20 anos de carreira ou se destacaram em suas funções também receberam medalhas.

O mérito por tempo de serviço de 20 anos foi entregue ao 2º sargento Claudecir Carneiro e aos 3º sargentos Carlos Eduardo Barni, Marcelo Etur, Jean Carlos Sophiatti e Sérgio Roberto Silveira.

A medalha de mérito por tempo de 10 anos de serviço foi entregue aos cabos Sheila Daiane e Carlos Alexandre de Souza.

As medalhas de mérito de bombeiro militar nas categorias ouro e bronze pelos serviços prestados foram entregues aos 3º sargentos Jorge Luiz Castro e Luciano Schlindwein.

O mérito cinotécnico foi entregue ao cabo  Alexandre de Souza e à soldado Andresa Amorim Moraes.

Dois bombeiros voluntários também foram homenageados pelo serviço prestado.

Bombeiros militares e voluntários foram homenageados pelo serviço prestado | Foto: Brenda Pereira