Projeto educacional aproxima alunos da história de Brusque

Crianças participaram da primeira de três oficinas que serão realizadas

Projeto educacional aproxima alunos da história de Brusque

Crianças participaram da primeira de três oficinas que serão realizadas

Na manhã desta sexta-feira, 15, alunos das escolas Paquetá e Adelina Zierke foram até o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim para participar da primeira de três oficinas que serão realizadas no local e fazem parte do projeto Caminhos da História, uma iniciativa que visa aproximar os estudantes do 4º ano da rede municipal de educação do museu, promovendo visitas monitoradas, oficinas pedagógicas, reflexões sobre os costumes e tradições da região.

O encontro foi conduzido pelo professor de história Edu Gevaerd Neto e teve como foco a área de ciências. Os demais encontros serão concentrados em temas referentes à história do cotidiano/imigração de Brusque e também arte e religiosidade. A secretária de Educação, Gleusa Fischer, lembrou que o conteúdo faz parte da grade curricular do 4º ano e que o projeto servirá para aproximar as crianças dos fatos e eventos que marcaram o crescimento da cidade.

Para o diretor de Patrimônio Histórico de Brusque e fomentador da proposta, Marlus Niebuhr, abrir as portas do museu para as escolas significa fortalecer sua importância para a história da cidade e seu espaço como local de construção de identidade, de pesquisa e de atividades educacionais primordiais para valorizar o patrimônio. “O Projeto Caminhos da História é, sem dúvida, um grande passo da administração municipal na criação de políticas públicas que valorizem os espaços museais”, destaca.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Regiane Pedrini Fischer, explica que esta parceria com o museu auxiliará o professor em sala de aula, atuando como um suporte pedagógico para o desenvolvimento de projetos relacionados à história do município. “Percebemos que muitos alunos de nossa rede não conseguiam fazer uma relação entre sua história pessoal e a do município, assim este projeto terá como um dos objetivos realizar esta ponte entre a história individual de cada aluno e a da sociedade brusquense”.

A iniciativa da Prefeitura de Brusque é realizada por meio da Fundação Cultural e da Secretaria de Educação em parceria com o SESC, que aproveitará o espaço para desenvolver oficinas e exibir documentários. O projeto ainda será auxiliado pela ferramenta de pesquisa para professores e alunos – a “Sala Brusque Virtual”.




Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo