Projeto Educar Para Prevenir vai atender todas as escolas da rede municipal neste ano
Programa da Defesa Civil educa as crianças do quarto ano para a prevenção de desastres
Programa da Defesa Civil educa as crianças do quarto ano para a prevenção de desastres
Em sua segunda edição em 2019, o projeto Educar Para Prevenir, da Defesa Civil de Brusque, vai atender todas as escolas com ensino fundamental da rede municipal.
No ano passado, o programa contemplava apenas dez escolas do município. Devido ao resultado positivo, neste ano o projeto será aplicado em todas as turmas do quarto ano do ensino fundamental da rede de Brusque.
O diretor da Defesa Civil de Brusque, Carlos Alexandre Reis, explica que a série foi escolhida devido aos alunos entenderem bem o que é certo e o que é errado e costumam compartilhar em casa tudo o que aprendem na escola.
“É uma idade que eles levam tudo que eles aprendem para casa e essa é a intenção, de estar também ensinando a própria família sobre o que é a prevenção e como se prevenir em situações diversas”, diz.
Dessa forma, o conhecimento é passado para os pais e demais familiares que não tiveram a oportunidade de ter esse tipo de treinamento.
Como funciona
Durante o ano, a Defesa Civil vai promover quatro encontros por escola, ministrados por um agente do órgão e por um estagiário.
Durante os encontros, os alunos ficam sabendo o que a Defesa Civil faz, como funciona o monitoramento de encostas e de barreiras, entre outros temas.
Também há uma parte prática por meio de dinâmicas. Uma delas é ensinar as crianças a fazerem um pluviômetro. Eles levam para casa e fazem o teste da semana, preenchem uma planilha e verificam quantos milímetros de chuva teve na região da casa naqueles dias.
A programação está prevista de forma a atender cerca de quatro escolas por mês e cada uma terá três encontros.
No último encontro, que será feito após todas as escolas terem passado pelos outros três, é feito um treinamento. “A gente faz a evacuação da escola, envolvendo toda a rede, como se realmente tivesse, digamos, pegado fogo na escola e a escola tivesse que evacuar”, conta Reis.
Neste dia, acontecerá a diplomação dos alunos e, por isso, toda a comunidade é convidada a participar.
Resultado positivo
O Educar Para Prevenir é uma forma de criar uma cultura de prevenção a riscos e desastres. “Quanto mais novos começarmos a instruir a nossa população, mais cedo iremos criar o sistema de prevenção automático”, diz Reis.
Em 2018 aconteceu a primeira edição do projeto. O diretor da Defesa Civil comenta que o resultado no ano anterior foi positivo.
“É gratificante porque conseguimos deixar esses alunos muito mais atentos a situações que eram normais, porém são fora de uma normalidade”.