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Projeto escolar cria horta comunitária na Cristalina

Escola de Ensino Fundamental (EEF) Edith Krieger Zabel trabalhou com seus alunos em diversas frentes

O projeto “Aromas e Sabores: Chás e Temperos” foi criado em 2018 na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Edith Krieger Zabel, na localidade Cristalina, bairro Dom Joaquim, para crianças do 1º ao 5º ano, com a construção de uma horta comunitária em atividades que reforçassem a relação das crianças com alimentos e especiarias naturais, além dos valores nutritivos.

Diversas atividades foram realizadas além da horta, trabalhando a organização dos alunos em conteúdos de história, português, biologia e matemática a partir da agricultura e da culinária.

A horta comunitária foi construída no trevo em frente à escola, e equipamentos como pás e regadores foram criados a partir de reutilização e reciclagem. Até mesmo um calendário agrícola foi construído pelas crianças, com o auxílio de um agricultor local. Foram registrados os meses de plantio e colheita de cada item cultivado.

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Cerca de 30 mudas de diferentes chás e temperos foram plantadas pelos alunos na horta comunitária. Foi realizado um acompanhamento com as crianças de cada passo do desenvolvimento das plantas e dos cuidados com a horta.

De acordo com o relatório oficial do projeto, a comunidade participou efetivamente do trabalho e também deverá desfrutar dos chás e temperos ali plantados. Todas as mudas foram disponibilizadas pelas famílias da comunidade.

Tudo teve início com “A Galinha Ruiva”, história que relata o delicioso cheiro de bolo de milho. Com o conto sendo repassado às crianças, foram iniciadas discussões em sala de aula sobre aromas e sabores da comida servida na escola pelas merendeiras.

Alunos do 4º e do 5º ano ainda fizeram pesquisas sobre a história das especiarias. Uma das principais metas da atividade foi verificar que há diferentes tipos de solo para cultivar diferentes tipos de temperos e chás. Esta foi a partida para o trabalho com a composteira da escola e os estudos sobre os nutrientes necessários no solo para o cultivo.

Foram produzidos aromatizadores dos chás e temperos cultivados para serem entregues no Dia das Mães e no Dia dos Pais. Ao fim do ano letivo, os alunos puderam levar diferentes temperos para casa.

O ápice do projeto foi a confecção de um livro de receitas. Algumas das receitas, a maioria de chás, foram postas em prática dentro do projeto, para degustação das crianças.

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