X
X

Buscar

Projeto Observador Social Mirim será expandido para Botuverá

Aulas serão ministradas em julho nas escolas municipais e na unidade estadual

Uma das principais iniciativas do Observatório Social de Brusque e Região (OSBr) para educar as novas gerações, o projeto Observador Social Mirim será expandido para Botuverá. Em julho, ainda sem data especificada, os voluntários da entidade lecionarão as aulas sobre educação fiscal e cidadania.

O programa já é aplicado em diversas escolas municipais, estaduais e particulares de Brusque e Guabiruba desde 2016. A consultora de Educação Fiscal do Observatório, Priscila dos Santos Petermann, explica que as aulas em Botuverá serão aplicadas nas escolas municipais e na escola Padre João Stolte, a única estadual.

O programa é realizado com as turmas do quarto ano. Cerca de 40 estudantes participarão dele no município. A ideia é que eles entendam melhor a importância de fiscalizar as ações do poder público e também tenham noções de ética.

A consultora diz que são realizadas brincadeiras e jogos com as crianças, com o intuito de que entendam de forma fácil e divertida os conceitos de educação fiscal e cidadania. Desde que surgiu, o programa tem recebido elogios por parte de quem participa e das prefeituras.

O Observatório Social tem aplicado questionários para os professores depois que as aulas são dadas. “O feedback tem sido bem positivo”, comenta a consultora do OSBr.

Segundo o diretor-executivo do OSBr, Evandro Gevaerd, o desejo de levar o programa para a cidade é antigo, mas só agora se concretizou. A expansão para Botuverá foi possível graças à parceria com a Secretaria de Educação do município e com a escola estadual.

Para a secretária Marilene Assini, o Observador Mirim é bastante importante, porque ensina aos estudantes as suas responsabilidades individuais e coletivas, com vistas em uma sociedade mais justa e equilibrada.

“Esperamos, com isso, que as crianças levem para casa esse conhecimento adquirido e que possam com isso realizar uma mudança de comportamento em relação às temáticas abordadas, como a ética, pequenas corrupções, voto consciente, preservação do meio ambiente, consumismo,  pirataria, acompanhamento da gestão pública, transparência e acesso à informação, cidadania ativa e responsável”, afirma a secretária.