Projeto para criação do novo acesso para a UPA está em andamento
Empresa está executando projeto de aproximadamente 1 km de pavimentação
O novo acesso para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque está perto de se tornar realidade. Desde que foi inaugurada, em 2008, para chegar ao local é necessário passar por uma estrada aberta em um terreno particular, pelos fundos da unidade. Porém, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) já iniciou o processo de licitação para a execução da obra, que dará acesso à unidade pela frente.
Desde que assumiu a UPA, o diretor Elison Ivan Soares já tinha o desejo de realizar a obra. Em fevereiro, encaminhou o ofício ao Deinfra com o pedido, e foi autorizado. No início de abril, quatro empresas de engenharia receberam convite para participar do processo licitatório.
Após apresentarem suas propostas, a Mais Engenharia foi classificada para a criação do projeto. “Agora eles têm o prazo de 150 dias para apresentar o projeto. Se for aprovado pelo Deinfra, é feito o edital para licitação da empresa que executará a obra”, explica o diretor.
Segundo o Deinfra, o projeto, que deverá ser de pavimentação asfáltica, incluirá uma interseção – cruzamento – na rodovia SC-108, para evitar acidentes no local. A extensão da obra será de aproximadamente 1 km.
A intenção é de que até o fim do primeiro semestre do próximo ano a obra seja concluída. A nova estrada melhorará o acesso à unidade, pois a atual passagem fica próximo a uma curva, dificultando a visibilidade dos motoristas no momento de entrar ou sair do local.
Sala de revista
Outra obra que está sendo finalizada na UPA) de Brusque é a casa de revista. Segundo o diretor, a sala era uma necessidade antiga, pois antes os familiares, visitantes e advogados eram atendidos em uma sala sem estrutura, de 6 metros quadrados.
Agora, o local está sendo construído anexo ao portão de entrada da unidade, em uma sala de 100 metros quadrados, aumentando a qualidade no atendimento. Os recursos para a construção da casa de revista são do fundo penitenciário, com o auxílio do Conselho da Comunidade e também da empresa Irmãos Fischer, que fez a doação das telhas. “Acredito que até fim de abril essa obra também esteja pronta e atendendo de maneira melhor a todos que visitarem a unidade”, afirma o diretor Soares.